NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Baleias continuam dando show em Itaipu

Baleias continuam dando show em Itaipu

Foto: Jefferson Lemos

Após dias de espetáculo proporcionado pelas baleias que apareceram na costa de Itaipu, uma televisao surge boiando dentro d'água para queimar o filme. O aparelho de TV, antigo, de 32 polegadas, segundo estimativa, era levado pela correnteza através do canal que liga a lagoa à praia. Antes que chegasse ao mar a televisão foi retirada por integrantes da equipe Supmann de stand up paddle, que passeavam em suas pranchas pelo local.

Poucos dias antes, um casal de atletas da Supmann conseguiu filmar baleias nadando na Praia de Itaipu, próximo às ilhas Mãe e Filha. Um dos animais, do tamanho de um ônibus, chegou a seguir uma das remadoras durane o treino. Segundo pescadores as baleias ainda permanecem na região. Esporadicamente sobem até a superfície e podem ser vistas por pessoas na água, na areia e até nas casas próximas ao mar.

Segundo o empresário Sandro Pereira da Silva, que retirou a TV da água com a ajuda de amigos, além de poluir o ambiente, o aparelho poderia causar acidentes.

“A que ponto chegamos, né. A eterna luta do homem contra a natureza. É inacreditárvel, aqui na lagoa de Itaipu, hoje, domingo, encontrar uma televisão. Largaram uma televisão dentro da lagoa. É inadmissível”, declarou perplexo.

Segundo pescadores da região, cerca de três baleias da espécie Bryde estariam na costa de Itaipu há cerca de uma semana, atraídas por cardumes. Entre elas haveria filhotes. Os animais, ainda segundo os pescadores, são aparentemente dóceis e costumam acompanhar barcos, praticantes de stand up paddle e caiaques. Eles afirmam que as baleias não estão atrapalhando a atividade pesqueira local.

A baleia de Bryde é uma das espécies menos conhecidas. Ela pode ser encontrada em em águas tropicais habitam boa parte do litoral brasileiro. Podem atingir até 15,5 metros e pesarem até 16 toneladas. Em média apenas um filhote é concebido. A Bryde foi intensivamente perseguida quando a caça era permitida, principalmente depois que as populações de outras baleias terem sido reduzidas abaixo dos níveis que a economia da época necessitava.Os filhotes ao nascerem medem em torno de 4metros. As poucas informações sobre a espécie indicam que ela se alimenta primariamente de peixes pequenos como a sardinha, chegando a comer 600 quilos por dia.

Scroll To Top