Assine o fluminense

Brincando de salvar o planeta

MultiRio lança jogo que conscientiza crianças sobre o problema do despejo irregular de lixo nos oceanos

Projeto pretende atingir 1.540 escolas da rede, que conta com cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores

Foto: Alberto Jacob Filho/ Divulgação

A MultiRio - empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, lançou o jogo SOS MAR, que faz parte de um conjunto de iniciativas em parceria com o Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil, dos ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e do PDS, Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. 

O jogo trata do problema do despejo de lixo e detritos sólidos nos oceanos com uma mecânica simples e engajadora, onde o jogador pilota um pequeno submarino e precisa recolher o lixo jogado no mar, evitando que os objetos atinjam os animais marinhos ou se acumulem no mar. 

A MultiRio Já ganhou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, e no momento é finalista do Festival ComKids - Prix Jeunesse Iberoamericano 2019, com o programa “Como é Bom Tocar Um Instrumento”, primeiro episódio da série.

O presidente da MultiRio, Adolpho Konder, que assumiu essa função recentemente, pretende atingir com todo esse conteúdo disponível na Empresa, as 1.540 escolas da rede que conta com cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores. A Rede tem 2 Centros de Referências, o CREJA (Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos) e o IHA ( Instituto Helena Antipoff), Centro de Referência de Educação Especial, além da Escola de Formação, Paulo Freire.

Alguns novos programas estão sendo lançados com a maior participação dos alunos, inclusive como entrevistadores. Saindo do papel também está um novo projeto que será as rádios zaps, também feito pelos alunos.

Multidisciplinar – Desde sua criação em 18 de outubro de 1993, a MultiRio vem referendando sua atuação na convergência cidade-educação. Para cumprir a missão de pesquisar linguagens e formatos, experimentar possibilidades tecnológicas em conteúdos curriculares, produzir recursos de aprendizagem, ampliar as formas de distribuição de produtos educativo-culturais e capacitar os profissionais da educação para a utilização das mídias em sala de aula, a Empresa conta com equipes multidisciplinares e equipamentos de última geração.

Nesse sentido, utiliza-se de uma plataforma digital na qual as diferentes mídias – TV (canal 26 da NET), redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter e Instagram), Web Rádio, Portal, pen card e impressa – interagem, diversificando as possibilidades de acesso aos seus produtos e oferecendo à escola pública da cidade do Rio e à população em geral, em tempo real, o que há de mais atual em produções e interfaces educativas.

Por meio da plataforma digital, a MultiRio disponibiliza mais de 7.000 títulos. São vídeos, podcasts, matérias jornalísticas, publicações, animações, livros infantis com realidade aumentada, jogos digitais , séries com conversão para 3D, vídeos em realidade virtual e simulações holográficas, entre outros. Assim, aprender e se informar fica mais fácil e atraente. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top