Assine o fluminense

Caos ‘estaciona’ na BR-101

Trecho afetado seguirá em obras e pista auxiliar será implantada para tentar reduzir engarrafamentos

Avenida do Contorno foi interditada e complicou o trânsito

Foto: Colaboração / Carolina Ribeiro

Uma faixa reversível foi montada nesta quinta-feira (10) na rodovia Niterói-Manilha (BR-101), na altura da Avenida do Contorno, após um incêndio na Rua Monsenhor Reader, que comprometeu a estrutura do viaduto. Motoristas de veículos de carga que seguem em direção a Niterói deverão pegar um desvio entre o Estaleiro Aliança - perto da Autoviação 1001 - e a Leroy Merlim. Veículos leves e ônibus seguirão normalmente pela pista, mas com velocidade reduzida. Segundo a Arteris Fluminense, o esquema seguirá pelos próximos dias e não há previsão para a normalizar o tráfego no local.  

Segundo a concessionária, o incêndio danificou parte do viaduto, que tem 60 metros de extensão. O fogo removeu pedaços de concreto na parte inferior da pista e estruturas de ferro ficaram visíveis.

Para evitar maiores problemas na parte mais danificada, na pista que segue para Niterói, equipes técnicas da Arteris decidiram fazer um desvio para veículos pesados. Na manhã de ontem, funcionários iniciaram a abertura do canteiro central em dois pontos do trecho entre o Km 320,5 e Km 322.  

Máquinas e retroescavadeiras foram usadas para quebrar os blocos de concreto que segregam as pistas, deixando uma faixa em cada sentido interditada.  

Caminhões que seguem para Niterói e Ponte deverão entrar no desvio do Estaleiro Aliança, trafegando por 1,5 quilômetro na pista contrária, onde está montada a reversível, e voltando para a pista sentido Niterói na altura da Leroy. No sentido Niterói poderão ocorrer interdições, mas carros, motocicletas e ônibus podem trafegar com velocidade reduzida no trecho.  

Manobras operacionais serão realizadas para garantir a fluidez. O número de faixas de rolamento serão ampliadas nos horários de pico, sendo no sentido Niterói durante toda a manhã, e no sentido Itaboraí no final da tarde e início da noite. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autorizou o tráfego no acostamento no trecho da reversível na pista sentido São Gonçalo, para diminuir o impacto no trânsito.    

A concessionária ainda informou que painéis espalhados ao longo da BR-101 vão orientar os motoristas sobre as mudanças.  

Trânsito - Motoristas enfrentaram trânsito lento na BR-101, em direção a Niterói. Após o incêndio, a concessionária restringiu parte do fluxo da via. O tráfego de caminhões foi desviado no Trevo de Manilha, em Itaboraí (km 297 sul), e no acesso à Avenida Paiva, em São Gonçalo (km 318 sul), houve interdição do acostamento e da faixa 3 (à direita), ficando duas faixas de rolamento da Avenida do Contorno liberadas para quem seguia no sentido Niterói e Ponte.  

Incêndio - Pelas redes sociais, moradores divulgaram vídeos do momento do acidente, que mostram, ainda, uma kombi incendiada. É possível ver intensas labaredas que tomam conta de toda a área embaixo do viaduto. Segundo moradores da região, eles acordaram por volta das 3h30 da madrugada de terça-feira, com barulhos de explosão e muitos correram para tirar os veículos que deixam estacionados embaixo do viaduto.  (com Carolina Ribeiro)

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Elson Luiz
Mas uma das coisas mais importantes não foi citada na matéria: existe a previsão de liberação da via? quando será!?
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

aderbal santos
Os poderosos só passam de helicóptero ou sob intervenção de batedores....leva alguns meses pra liberar
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Marcelo Cardoso Martins
Elson Luiz, foi dito que não há previsão para liberação. E outra: aposto o que quiser que isso foi um incêndio criminoso
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top