Assine o fluminense

Catedral perto de sair do papel

Obras do templo católico serão retomadas nesta segunda-feira. Previsão é de que sejam concluídas em três anos

Na próxima semana será montado canteiro de obras e terá início a retirada do material já escavado no terreno

Foto: Evelen Gouvêa

As obras da Nova Catedral, no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói, serão retomadas na segunda-feira. Com a renovação das licenças necessárias, foram iniciados os planos de aceleração das intervenções. Nesta semana começaram as contratações dos trabalhadores que irão participar da construção.

De acordo com a Arquidiocese de Niterói, a contratação em definitivo da equipe de obras da Catedral desta primeira fase contará com 25 funcionários, alocados diretamente na construção a partir da próxima semana. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Aloísio Lannes, a primeira medida será dar continuidade na limpeza da área.

“Com a contratação acontecendo esta semana, na próxima iremos montar o canteiro de obras. De início, vamos retomar as escavações e fazer a remoção do material já escavado”, explicou.

Aloísio ainda destacou que após essas intervenções, serão iniciadas as cravações das estacas. Segundo ele, até o fim do ano serão colocadas 165 estacas de suporte para a cúpula. Já na segunda fase, que deve acontecer entre o fim deste ano e janeiro de 2018, o engenheiro informou que será feito o reforço do piso da esplanada.

A arquidiocese informou que o início dos trabalhos das perfurações e implantação das estacas e fundações da Catedral devem iniciar no dia 2 de maio. A arquidiocese também informou que a unidade deve ser erguida em aproximadamente três anos.

Os recursos destinados à construção da Nova Catedral têm sido doados por pessoas da comunidade, através de paróquias e de voluntários do projeto. As doações podem ser feitas através de uma conta bancária, boleto ou carnê paroquial mensal. Além disso, também há o Bazar Digital, em que as pessoas podem doar objetos ou adquiri-los através do site. Toda renda é destinada para as obras.

Em maio a arquidiocese irá lançar a plataforma Caminho da Gratidão, em que os fiéis poderão doar para a construção. Quem colaborar irá ganhar uma placa de cristal personalizada na galeria especial, que será localizada no interior da nave principal da igreja. Na placa serão gravadas mensagens com testemunhos individuais como forma de homenagem.

A instituição ainda explicou que, além das doações voluntárias dos fiéis, está estudando o incentivo ao projeto junto com os governos Federal, Estadual e Municipal, permitindo também que empresas possam fazer doações, tendo como contrapartida incentivo fiscal e/ou tributário, além de se tornar parceira do projeto com possibilidade de ações de marketing, associação e exposição da marca. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top