Assine o fluminense

Cinema Icaraí será cedido para a prefeitura de Niterói

Reitor da universidade e prefeito assinam termo de cessão na terça-feira

Espaço será utilizado exclusivamente para fins culturais

Foto: Arquivo / Lucas Benevides

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinam na próxima terça-feira, dia 4, Termo de Cessão de Uso do Cinema Icaraí. A solenidade ocorrerá às 11h, no Teatro da UFF. Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico do município, o imóvel da universidade passará a ser gerido pela prefeitura, que utilizará o prédio para fins exclusivamente culturais. O tempo de cessão do imóvel será de 40 anos, a partir da data de assinatura. 

“A recuperação e a revitalização do Cinema Icaraí, num contexto de sua relevância na história e na memória afetiva da cidade, são as principais forças motrizes desse gesto que agora se consolida”, enfatizou o Reitor. Uma das contrapartidas ajustadas entre a universidade e o Poder Público municipal será a destinação de um espaço exclusivo para as atividades da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), que além de um palco adequado para o ensaio dos músicos, terá um local para a guarda de seus instrumentos e partituras. 

Obras do cinema e do Iacs 

Atendendo a um antigo desejo da comunidade, a reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado (laje, madeiramento, telhas e calhas), revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados. 

Outra contrapartida firmada na assinatura do termo será a realização da obra de conclusão do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no Campus do Gragoatá. Seguindo o projeto básico já definido pela UFF, a construção trará inúmeros benefícios para a universidade, principalmente em relação à melhoria das instalações dos cursos oferecidos no local. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Luiz Antonio
Tenho pena dos moradores próximos ao prédio, se acontecer igual ao antigo prédio da Cantareira, os arredores serão tomados por verdadeira bagunça. Se não acreditam , visitem o bairro de São Domingos as quintas, entre 22h e 5h da sexta.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top