NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Colégio estadual inicia curso de magistério indígena

O Colégio Estadual Guarani Karai Kuery Renda, em Angra dos Reis, iniciou o curso de Magistério Indígena. A iniciativa visa garantir o direito à educação escolar diferenciada às comunidades indígenas. A aula inaugural aconteceu no último sábado (14).

A iniciativa estadual tem a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF). A primeira turma atenderá até 38 alunos indígenas do Ensino Médio e contribuirá para a formação de professores nesta área. O curso terá duração de quatro anos e abordará os princípios da igualdade social, a diferença da especificidade, o bilinguismo e a interculturalidade.

Os estudantes terão acesso a disciplinas que fazem parte da grade do Ensino Médio regular, conteúdos pedagógicos do curso de Formação de Professores e, também, que abordam e levam em conta especificidades e referências da Cultura Guarani, como Língua Guarani; História e Memória Oral Guarani; Cosmologia Guarani, Filosofia; Libras; entre outras matérias.

Além de professores da rede estadual de ensino, da UFF e de outras universidades, o curso terá professores de origem Guarani.

(Fonte: Governo do Estado)

Scroll To Top