Assine o fluminense
Região dos Lagos

Renata Cristiane fala sobre os bastidores da política da Região dos Lagos toda sexta-feira

Coluna 09/08/2019

André Granado, prefeito afastado de Búzios, conseguiu voltar segunda, mas já foi retirado do cargo nesta quinta, novamente

Renata Cristiane

A balbúrdia em Armação dos Búzios

Na última edição desta coluna, era prefeito em Búzios Henrique Gomes (DEM), que comandava interinamente o município depois de uma dezena de afastamentos do prefeito André Granado (MDB). Destacamos a instabilidade política que a cidade enfrenta nos últimos meses. E conforme antecipado, Granado recorreu ao Tribunal e conseguiu nova liminar na segunda-feira (5), que lhe devolveu o comando do Poder Executivo.

Mas na quarta (7), o Ministério Público cobrou a execução da sentença de ação proposta pelo órgão por perda de prazo, pois, no entendimento do MP, a questão transitou em julgado, portanto, “se tratava de decisão irrecorrível”. O MP cobra, além do afastamento do cargo, a perda dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa (50 vezes o salário), e, por conseguinte, o retorno do vice, Henrique. Mas os advogados de André recorrem, afinal, ele não se conforma e segue lutando para voltar a ser prefeito. A real é que o município virou uma balbúrdia. Quem te viu e quem te vê, hein, Búzios?!

Concurso em Araruama

Araruama abriu concurso. Salário médio de R$ 998,00 para cargo de engenheiro, dentista e enfermeiro. Conselhos se manifestaram contra o certame. Prefeitura explicou que as informações salariais são meramente burocráticas, e a prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) está fazendo planos de cargos e salários, assim, haverá enquadramento dentro da realidade, como aconteceu com guardas e procuradores recentemente.

Disputa em Cabo Frio

De olho em 2020, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito em Cabo Frio, Dr Serginho (PSL), já fechou coligação com PSC. O próprio presidente nacional da sigla, Pastor Everaldo, fez o comunicado em vídeo, nas redes sociais, ao lado de Serginho. 

Punhaladas em trocos

O vereador Jefferson Vidal, que presidia o PSC de Cabo Frio, está “fulo da vida”. Ele também é pré-candidato a prefeito, e contava com a sigla e apoios de Everaldo e Witzel. Taxou o fechamento de “punhalada nas costas”. Prometeu troco ao Dr. Serginho. 

CPI da Merenda em SPA

Vereadores Claudia Gregório (PTB), Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB), de São Pedro da Aldeia, apresentaram essa semana relatório da CPI da Merenda, instaurada no início do ano, para apurar fraudes na compra de alimentos das escolas municipais. 

CPI da Merenda em SPA II

Prefeito Chumbinho (MDB) reagiu surpreendentemente ao relatório da CPI, fazendo questão de encaminhar, na quinta, cópia ao Ministério Público: “Acredito na idoneidade dos nossos servidores e secretários. E confio no MP, até para garantia da nossa defesa”

CONTA MAIS

A deputada estadual Zeidan (PT), presidente da CPI da Alerj que investiga serviço de fornecimento de energia elétrica no Estado, estará em Cabo Frio, na próxima segunda-feira (12), numa audiência pública mista na Câmara, com vereador Rafael Peçanha (PDT) para ouvir queixas da população sobre a Enel.

Deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) lançou o site www.emendario.com.br para ouvir a opinião do povo, até da Região dos Lagos, sobre onde aplicar os R$ 15 milhões em emendas que o deputado tem direito.

Inaugurou, ontem de noite, o Centro Cultural do Legislativo de Macaé, na antiga sede da Câmara, no palácio histórico Cláudio Moacyr de Azevedo, no Centro. Além do museu, o belíssimo prédio abriga ainda a Escola do Legislativo e uma biblioteca pública. Mais um gol de placa do presidente do parlamento macaense, o experiente edil Eduardo Cardoso (PPS).

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Região Dos Lagos

Scroll To Top