Assine o fluminense
Região dos Lagos

Renata Cristiane fala sobre os bastidores da política da Região dos Lagos toda sexta-feira

Coluna 12/07/2019

Renata Cristine

Marquinho Mendes, ex-prefeito de Cabo Frio, agora está inelegível

Reprovando MM

As contas de 2017 do ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes (MDB) foram reprovadas na Câmara, na última terça-feira (9). Por 10 votos a 7, os vereadores seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Agora, Marquinho está inelegível por oito anos. Embora tenha conseguido maioria, para que fossem aprovadas, ele precisava dois terços (12 votos). Depois do resultado, MM acusou adversários de trama para impedir que participe da eleição em 2020. Desabafou falando em traição e sentenciou: “Vamos eleger o próximo prefeito ou prefeita já que nos impediram de concorrer”, declarou Marquinho. Entretanto, vale salientar que entre as impropriedades apontadas pelo TCE, estão déficit financeiro de R$ 2,2 milhões; gasto com pessoal de 66,64% da Receita Corrente Líquida (acima de 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal); vários erros contábeis e problemas previdenciários. Além dos créditos adicionais por excesso de arrecadação de R$ 5,3 milhões. Assim, a tese de perseguição fica fragilizada.  

 

 

Conexão Brasília 

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), e a secretária de Assistência Social Claudia de Souza visitaram Brasília essa semana atrás de verbas. Conseguiram reunião com ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; Cidadania, Osmar Terra; e ainda o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra. Fecharam compromisso de apoio a projetos e nas respectivas áreas. 

Curtas

Em Macaé, a eleição de 2020 deverá contar com pelo menos cinco candidatos: os deputados estaduais Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado (PSD); deputado federal Felício Laterça (PSL); Silvinho Lopes (PSDB); Amaro Luiz (PSD) e André Longobardi (MDB). O que todos querem saber é o nome daquele que o atual prefeito, Dr. Aluízio, vai apoiar.
Em Araruama, a realização do Rodeio de Barretos, que acontecerá de 26 a 28 de Julho,

não está agradando. Parte considerável da população é contra, por entender que o evento promove maus tratos aos animais. Por conta disso, foi lançada uma campanha nas redes sociais #araruamacanceleorodeio A campanha ganhou tanta força que as famosas Heloísa Perissé, Bianca Bin, Alexia Deschamps, Paula Burlamaqui e Betty Gofman fizeram vídeos apelando para a prefeita Lívia Belo (PDT) cancelar o evento.


Fora novamente

A Justiça decidiu novamente afastar André Granado (MDB) do cargo de prefeito de Búzios. Novo capítulo da novela que desmoraliza a política buziana. A decisão é motivada por um processo relacionado ao Boletim Oficial de capa dupla, em 2014. 

Esposa 

A aposta em Cabo Frio é que Marquinho Mendes (MDB) lançará a esposa, Kamilla Mendes, como candidata à prefeita em seu lugar. Mesma estratégia usada em Araruama, com Chiquinho da Educação e Lívia Belo (PDT); e Saquarema com Peres e Manoela (PTN).  

Espera longa 

O governador Wilson Witzel (PSC) esteve em Arraial do Cabo dia 23 de maio, reunido com prefeitos da Região dos Lagos, após as fortes chuvas que arrasaram todas as cidades. O clima na região é de expectativa diante da promessa de ajuda aos municípios.  

É fake? 

O pré-candidato a prefeito em Arraial do Cabo, Henrique Melman (PDT), afirma ser fake news que ele estaria inelegível. Mas no site do Conselho Nacional de Justiça, Melman aparece como impedido até 2023, condenado por improbidade administrativa. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Região Dos Lagos

Scroll To Top