Você faz a notícia

Começa obra da nova catedral

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer será tirado do papel em área de 13.600 metros quadrados no Centro

A nova catedral católica de Niterói tem projeto ousado assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Arquivo

Começam nesta quarta-feira (9) as obras para a construção da Nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. Segundo a Mitra Arquidiocesana de Niterói, as primeiras intervenções serão a terraplanagem do terreno e a construção das bases para a edificação, que devem ficar concluídas até o fim deste ano. A nova catedral terá 13.600 m² e capacidade para receber cerca de 5 mil pessoas por evento. 

“Todos os projetos técnicos: arquitetura, estrutural, instalações, ar-condicionado, iluminação, acústica, entre outros, estão praticamente concluídos. O que nos garante conduzir toda a construção com muita consistência, planejamento, sem risco de ‘re-trabalho’ ou custos adicionais. Temos hoje os recursos financeiros necessários para esta primeira fase de obras e começamos desde já a trabalhar para garantir os recursos para as demais fases. A participação de toda a comunidade, empresários, empresas é fundamental para tocarmos em frente esse grandioso projeto”, disse Michael Sales, que integra a equipe de gestão e planejamento da Nova Catedral.

Segundo a Mitra, a expectativa é que a catedral se torne mais um local de peregrinação dos católicos de todo o Brasil. Além das missas, atendimento social, shows e apresentações, o local terá museu, salão de exposições, galeria da gratidão e ossuário, que são espaços que também receberão visitas diárias.

“Nossa ideia e expectativa principal é que a Catedral seja um local de visita e oração constante das pessoas que passam diariamente pelo centro de nossa cidade. Como acreditamos muito no aspecto cultural e turístico da Nova Catedral, além do religioso, teremos uma grande visibilidade nacional e internacional por se tratar de uma obra do Oscar Niemeyer. Há também importantes fatores à frente que influenciarão nesta dinâmica como o projeto de revitalização do centro da cidade, o fácil acesso, o aumento constante do número de visitantes do Caminho Niemeyer, além da divulgação do projeto”, afirma Michael. 

O projeto da Nova Catedral São João Batista teve início na década de 90 com Dom Carlos Alberto Navarro, falecido em 2003 aos 71 anos. Na época, ele era o arcebispo da cidade e encomendou ao arquiteto Oscar Niemeyer o desenho da catedral. De acordo com a Mitra Arquidiocesana, a Catedral foi precursora das obras de Niemeyer em Niterói. Depois da encomenda feita por Navarro, o arquiteto teria projetado o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), dentre outros monumentos. O projeto foi retomado em 2014 por Dom José Francisco, atual Arcebispo de Niterói, em conjunto com a Prefeitura da cidade.

A Mitra informou também que a Catedral São João Batista, que já existe no Centro de Niterói, voltará a ser uma paróquia, recebendo o título de igreja histórica quando a nova estiver pronta. No entanto, ainda não há uma data para a conclusão das obras. Segundo eles, o espaço da atual é insuficiente para a quantidade de fiéis, já que a arquidiocese de Niterói abrange 14 municípios do Estado, atraindo milhares de religiosos. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top