Assine o fluminense

Desrespeito ‘domina’ a ciclofaixa na Avenida Quintino Bocaiuva

No dia seguinte a acidente, motociclistas seguem trafegando sem problema no espaço das magrelas

Com o trânsito parado, não é difícil flagrar motociclistas trafegando pelo espaço destinado às bicicletas

Foto: Evelen Gouvêa

Um dia após um ciclista ser atropelado por uma moto na ciclofaixa da Avenida Quintino Bocaiuva, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, diversos motociclistas foram flagrados pilotando no espaço reservado para as bicicletas, no mesmo local do acidente. A atuação de guardas de trânsito nas esquinas mais movimentadas não coibiu as irregularidades.
Ciclistas que utilizam a ciclofaixa todos os dias trafegam com medo no bairro. Após a abertura do Túnel Charitas-Cafubá, o aumento do número de veículos que passam pela avenida da parte da manhã causou um crescimento no congestionamento, no sentido Icaraí. O cenário é ideal para motociclistas que aproveitam a faixa separada das bicicletas para cortar a lentidão.

O aposentado Jocemiro Correia Gil, de 67 anos, passa pelo bairro todos os dias. Ele acredita que a ciclofaixa é a medida ideal para os ciclistas, mas o fato de motoristas não respeitarem atrapalha os usuários. Outro problema na avenida, na visão do aposentado, são os semáforos, que não contribuem para a segurança.

“Os sinais ficam muito tempo abertos para motoristas e muito pouco para quem vai atravessar e, mesmo assim, os motoristas avançam. Muitos ciclistas são atropelados neste momento, quando vão atravessar e são surpreendidos com uma moto em seu espaço”, conta Jocemiro, que já pensa em priorizar as ruas menos movimentadas, no interior do bairro.

Durante a parte da manhã, quando o tráfego de veículos é intenso na avenida, guardas de trânsito se localizam nos cruzamentos da Quintino Bocaiuva com as avenidas Presidente Roosevelt e Rui Barbosa. Nem assim a ação de motociclistas é coibida. 

“Saio todos os dias de Charitas em direção a São Francisco pela ciclofaixa e é sempre a mesma coisa. Corremos risco, temos medo… o jeito é redobrar a atenção”, disse o garçom Wildo Lopes, 26, que já viu diversos acidentes no local. 

A Prefeitura de Niterói informou que diariamente agentes de trânsito da NitTrans atuam nas ruas da cidade reprimindo este tipo de irregularidade e aplicando autos de infração.

O Departamento de Educação para o Trânsito da NitTtrans realiza ações preventivas nas ruas, palestras em empresas e escolas e distribuição de material didático visando a conscientização do público sobre os direitos e os deveres dos cidadãos no trânsito.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Luiz jorge
Bom dia Acho totalmente um absurdo, a ciclovia tem que ser respeitada, mais tem muitos ciclistas abusados, não respeitam sinal, cruzamentos e ainda querem disputar as vias com os carros, minha cunhada foi atropela na Av. Amaral Peixoto por uma bicicleta, e claro está processando o ciclista. Tem que ser criadas leis mais rigorosas para ciclistas.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Tyson
A prefeitura não sabe de nada...são omissos essa é a verdade...se bota câmeras flagando esses bostas e multando acaba a zona...na marques do parana esquina com indígena a zona e na calçada e na contra mão. Na rua sao Lourenço nao existe mais um bloqueto de proteção a ciclofaixa...muita moto sem placa em toda cidade.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

rafael fontes andrad
Vejo isso diariamente, alerto sempre as 2 agentes de trânsito que ficam no cruzamento do Mcdonalds de São Francisco para aplicarem multas, mas elas dizem que não irão fazer e que é uma recomendação da Prefeitura não autuar esses condutores... Igualmente aos 2 que ficam na Roberto Silveira com Miguel de Frias, respondem o seguinte: multa você ou dá "porrada" nos condutores. A educação e a fiscalização não existem em Niterói.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

rafael fontes andrad
Não só motociclistas, ônibus e carros também. Pedestres também a utilizam. O mais sensato seria colocar divisores na via. O que mais me espanta é que o condutores de Niterói tem a preocupação de desviar de tampas, isso mesmo, tampas de bueiro mas não desviam dos ciclistas. Por isso digo, era tão bom quando Niterói não tinha ciclovias...
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top