Assine o fluminense

Desrespeito na ciclofaixa provisória

Área demarcada para uso exclusivo de ciclistas é ignorada por motoristas. Cones derrubados tornam-se obstáculos

Cones derrubados pelos carros acabam no meio do caminho de ciclistas

Foto: Evelen Gouvêa

A ciclofaixa provisória instalada pela NitTrans na Avenida Marquês do Paraná, no Centro, no início desta semana, voltou a ser criticada por ciclistas. O trecho foi demarcado com uso de cones, no sentido Icaraí, entre os horários das 6h às 10h e das 16h às 20h. Entretanto, motoristas ignoraram a sinalização e derrubaram os cones.

Na manhã da última segunda-feira, por volta das 9h30, os cones instalados no trecho inicial da Marquês do Paraná se tornaram obstáculos para os ciclistas que trafegavam em direção a Icaraí. A negligência dos condutores obrigou os ciclistas a pedalarem em meio aos veículos. De acordo com o vendedor Jonas Brum, 34 anos, a ciclofaixa provisória só oferecerá benefícios caso os condutores respeitem a delimitação da área destinada ao tráfego das bicicletas.

“Essa via é uma das áreas com maior índice de acidentes envolvendo ciclistas. Infelizmente, a instalação de uma ciclofaixa provisória não resolve o problema, porque os motoristas não se preocupam em desviar dos cones. É preciso intensificar a fiscalização no trecho e aplicar duras penas aos condutores que desrespeitam a sinalização. Essa é a única forma de garantir segurança no trânsito, já que os motoristas ocupam toda a pista e invadem a área delimitada”, opinou.

Em publicação do Diário Oficial do último sábado, a Prefeitura informa que a ciclofaixa temporária foi instituída na Avenida Marquês do Paraná, nos trechos compreendidos entre as ruas Marechal Deodoro, Coronel Gomes Machado e Doutor Celestino, no Centro. Além disso, o trecho também abrange a rua Miguel de Frias, em Icaraí, de segunda a sexta-feira.

Na Rua Coronel Gomes Machado, a ciclofaixa foi instituída no trecho entre a Avenida Marquês do Paraná e a Rua Marquês de Olinda, no lado direito do sentido de tráfego. Ainda na Rua Marquês de Olinda, a ciclofaixa também inclui um trecho da Avenida Amaral Peixoto. Em Icaraí, uma demarcação com cones foi instalada na Rua Doutor Paulo César, na área que abrange a Rua Castilho França e a interseção da Rua Miguel de Frias com a Avenida Marques de Paraná. 

Devido às intervenções, a prefeitura suspendeu o estacionamento rotativo da rua Marquês de Olinda, no lado direito do sentido de circulação, e transferiu para a rua Senador Nabuco, no Centro.

A NitTrans garantiu nesta terça-feira (10), que a ciclofaixa da Avenida Marquês do Paraná funciona balizada por cones há 20 meses. Os cones são colocados diariamente pelos agentes de trânsito, no contrafluxo da via, nos dias úteis. A autarquia informou que 16 agentes controlam o tráfego. Há também controladores em duas viaturas de supervisão e em duas motocicletas de fiscalização. 

A informação é questionada por integrantes do coletivo Pedal Sonoro, que afirmaram desconhecer o trecho delimitado entre as ruas Marechal Deodoro e Cel. Gomes Machado. Luiz Araujo, do movimento, garante que a ciclofaixa provisória não funciona regularmente. Até o momento, as obras de alargamento da Rua Marquês do Paraná seguem paradas. O projeto previa a criação de mais duas faixas e a construção de uma ciclovia, ligando o Centro a Icaraí. Segundo a Prefeitura, as obras estão suspensas por uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

rafael fontes andrad
o pior é a própria prefeitura utilizar ciclovias para rotativo, como é feito na orla de são francisco e charitas, LAMENTÁVEL
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

ricardo
Impressionante como uma obra pequena como essa ciclofaixa da Marques do Paraná não anda. Obra que aliviará o fluxo de veículos em muitos carros, já que muitos já optaram e optarão por deixar o carro em casa. Se fosse em outro país já tinha andado. Ou se tivesse rolado superfaturamento na contratação também já teria andado. Infelizmente. Nunca seremos um país desenvolvido.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top