NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Detran: choque de gestão gera economia de mais de R$ 250 mi

O Detran também lançou a Operação Detran Seguro pelo Estado do Rio

Divulgação

Um choque de gestão fez com que o Detran-RJ conseguisse garantir uma economia de mais de R$ 250 milhões com o corte de custos de contratos nos primeiros seis meses desse ano. O órgão também registrou uma queda histórica de 94% no índice de denúncias de corrupção no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. As ações administrativas geraram, ainda, queda de 40% no número de reclamações feitas por meio da Ouvidoria do departamento de trânsito.

“Buscamos uma instituição de excelência do serviço público. Estamos trabalhando para isso”, explica o presidente, Luiz Carlos das Neves.

Para facilitar a vida do cidadão e promover a consciência no trânsito, o órgão também lançou a Operação Detran Seguro, que substituiu a vistoria anual. A ação, lançada em abril, já vistoriou mais de 8,5 mil veículos. No total, 219 operações foram realizadas, 3.829 autos de infração contabilizados, sendo 1.399 veículos removidos pelo reboque por causa de irregularidades constatadas na fiscalização.

A Operação Detran Seguro conta com o apoio de câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. A tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho de fiscalização, além de minimizar os efeitos das blitzes no trânsito.

Os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran.
“Se o veículo é roubado, se o veículo está com licenciamento atrasado, entre outras irregularidades, o sistema alerta a equipe da operação. O informe aparece com uma coloração diferente no aparelho de celular. São verificados sete itens nas ruas. São eles: setas, placas de identificação, películas, iluminação, vidros, lataria, pneus”, detalha Luiz Carlos das Neves.

 
Scroll To Top