Assine o fluminense
Opinião

Educar para o trânsito

Muito interessante o trabalho feito pela Coordenadoria de Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Niterói. Esta semana, um grupo de agentes da Guarda visitou uma escola municipal no Barreto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo, para explicar as regras de trânsito para crianças, em média, de três anos. 

Parece ensinamento precoce? Nada disso, é de pequeno que se aprende as normas básicas de cidadania e essas crianças certamente serão multiplicadoras do que aprenderam no futuro, principalmente junto a seus familiares e pessoas de sua convivência. 

Para orientar a garotada, foi “montada” uma faixa de pedestres, para demonstração de travessia no lugar certo, e “estendida” uma pista de trânsito, para as crianças observarem o funcionamento dos sinais e o significado de cada cor para motoristas e pedestres. 

As explicações, dadas por agentes da Guarda Municipal uniformizados, completou o cenário e favoreceu o entendimento para os pequenos. A ideia é ótima e tomara que seja levada a outras unidades escolares. Segundo a coordenadora da Patrulha Escolar, Simone Fernandes Rodrigues, os colégios interessados podem agendar a visita dos instrutores. 
Escolas particulares também devem participar. A educação no trânsito hoje é tão importante que pode até ser tratada como disciplina escolar, para que formemos cidadãos mais conscientes e cuidadosos com suas vidas e com as das outras pessoas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Opinião

Scroll To Top