Assine o fluminense
Luiz Césio Caetano

O presidente da FIRJAN Regional Leste Fluminense e presidente do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da instituição, Luiz Césio Caetano, fala sobre indústria, economia, educação e desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro

Em prol do Leste Fluminense

Confira a coluna de Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense

Neste mês celebramos 41 anos de atuação da Firjan Leste Fluminense em prol da indústria e do desenvolvimento socioeconômico de toda a região. A essas quatro décadas somam-se todo o trabalho promovido pela antiga Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Fierj), entidade que então representava os pioneiros industriais do antigo estado do Rio, antes da fusão com o estado da Guanabara.

Ao lado das entidades irmãs Firjan Senai e Firjan Sesi, a representação regional tem como missão ser a interlocução, tanto do empresariado quanto da sociedade, junto às três esferas de governo, contribuindo com proposições e ações que revertam em bem-estar para a população da região.

Em 2018, a Firjan atuou junto à Assembleia Legislativa para a atuação da lei 8.122, permitindo a retomada da concessão de incentivos fiscais de ICMS no estado do Rio. Além disso, também apoiou o governo na regulamentação dos incentivos fiscais do Rio e na elaboração de proposta para adesão do Rio aos incentivos fiscais dos estados vizinhos. Tudo para manter as empresas fluminenses em condições de igualdade com as dos estados vizinhos.

A federação também criou o Conselho Firjan de Segurança Pública, importante fórum de discussão de ideias e ações no enfrentamento da insegurança. Também produzimos estudos para o desenvolvimento regional, como a criação de linhas hidroviárias na Baía da Guanabara.

Esses são alguns dos exemplos da nossa atuação. Assim, muito em breve, a nossa região voltará a gerar empregos e a crescer por meio da expansão da cadeia de petróleo e gás; recuperação da indústria naval; além da criação de um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento Integrado do Leste Fluminense.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top