Assine o fluminense

Em São José, nova técnica para conter encostas

Tipo de grama plantada em camadas vai ajudar a fixação do solo em encostas

Tipo de grama plantada em camadas vai ajudar a fixação do solo em encostas

Divulgação/Prefeitura de Niterói

A comunidade São José, entre os bairros Caramujo e Viçoso Jardim, é a primeira área da cidade a receber uma nova técnica que vem sendo aplicada em obras de contenção de encostas realizadas pela Prefeitura de Niterói. Estudado por diversas instituições nacionais e internacionais e comprovado como uma das melhores ferramentas naturais de controle de erosão, o Sistema Vetiver consiste em uma gramínea indiana que conserva solos e águas em áreas de poucos recursos. É plantada em camadas após a fixação dos taludes e promove, ao longo do tempo, o efeito atirantado do solo, garantindo maior estabilidade às encostas, já que suas raízes atingem até cinco metros de profundidade.

Das 12 contenções que serão executadas na comunidade São José, quatro receberão o novo sistema. O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explica que estas áreas foram escolhidas por apresentarem características específicas, como resistência ao fogo, crescimento e desenvolvimento nos mais diferentes tipos de solo e capaz de suportar períodos de estiagem superiores a seis meses.

“Em algumas intervenções para contenção de encostas no município já usamos sistemas semelhantes a este. Um dos diferenciais é que com esta técnica não usamos tirantes e nem tela, já que a gramínea tem uma raiz bastante profunda que garante estabilidade à encosta, forma uma barreira vegetal viva e densa permanentemente, além de apresentar baixos custos para a manutenção e ter múltiplas aplicações a favor do ambiente por ser um filtro biológico”, explica Temperini.   

Melhorias – As obras de contenção de encostas da comunidade São José começaram em setembro de 2017 e seguem aceleradas. As intervenções beneficiarão cerca de 1,5 mil famílias. O trabalho foi dividido em oito núcleos e entre as melhorias estão saneamento básico, pavimentação, construção de uma quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade, brinquedos para crianças, além de um anfiteatro.

 
Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top