Assine o fluminense

Encontro qualifica guardas e agentes de trânsito de Itaboraí

Segundo o departamento de trânsito, 20 agentes participaram da palestra

Com o objetivo de qualificar os agentes de trânsito e guardas da Secretaria Municipal de Segurança, a Secretaria Municipal de Transportes do município de Itaboraí realizou nesta quinta-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, uma capacitação para os guardas de tráfego de Itaboraí em suas práticas diárias.

De acordo com a autoridade de trânsito do município Ricardo Barbosa, 20 agentes participaram do encontro, que acontece mensalmente. 

“A ideia é qualificar bem todos os nossos guardas, para que tenham uma interação entre o condutor e a população em geral. Esse curso acontece uma vez por mês e, desta forma, permite aprimorar o desenvolvimento de seus trabalhos, sendo mais capacitados e melhores no dia a dia”, ressaltou Ricardo.

Durante a palestra a representante da OAB-RJ 25° Subseção – Itaboraí, Drª. Vânia Miriam Gonçalves de Souza abordou temas como, princípios norteadores da administração pública inseridos no Código de Trânsito Brasileiro; Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, responsabilidade objetiva e as funções dos agentes de trânsito.

“Todo treinamento é muito importante para a conduta dos guardas e na abordagem dos condutores, para que possam entender melhor o que é a administração pública e o que ele representa nas ruas. Essa atividade de hoje é algo que acrescenta o trabalho deles, tornando-os cada vez mais instruídos em suas rotinas”, comentou Drª. Vânia.

O agente do grupamento de motociclista da cidade, Davi Salomão Costa, explica que a Guarda Municipal atua no trânsito cerca de dois anos, anteriormente o trânsito de Itaboraí era regulamentado e fiscalizado por agentes de trânsito.

“Essas aulas são instrumentos muito importantes para todos nós, pois proporcionam que estejamos sempre preparados e qualificados. E também conscientes de nossos deveres perante o trânsito de nossa cidade. E até mesmo para poder passar um melhor entendimento, além de boa referência para a população que tanto precisa de orientação e de educação no trânsito. Hoje faço parte do grupamento de pronto atendimento de motociclistas. É uma maneira de atender de forma mais rápida e eficaz as necessidades da cidade, a qual permite ao cidadão maior agilidade e fluidez do tráfego”, disse Davi. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top