Assine o fluminense

Faltam vagas e sobram infrações

Autuações por estacionamento irregular na Avenida Amaral Peixoto cresceram 105% nos cinco primeiros meses do ano

Placas de sinalização parecem não inibir os motoristas, que continuam a parar seus carros em ambos os lados da Avenida Amaral Peixoto, correndo risco de serem multados

Foto: Evelen Gouvêa

O número de autuações por estacionamento irregular na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, mais do que dobrou nos cinco primeiros meses do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. De 621 infrações em 2017 passou para 1.278 em 2018, um crescimento de 105%. Embora seja proibido estacionar em quatro dos sete quarteirões da via, motoristas não respeitam a sinalização e param seus veículos em ambos os lados. Quem passa pelo local reclama que o estacionamento irregular contribuiu para o congestionamento da via. 

O jornaleiro Alex Sandro Lima Gomes, de 35 anos, trabalha diariamente em sua banca na esquina com a Rua Luís Leopoldo Fernandes Pinheiro. De lá, ele vê boa parte da avenida. Ele conta que no trecho entre a Avenida Visconde de Sepetiba e a Visconde de Rio Branco há sempre carros estacionados em local proibido, às vezes, em fila dupla. 

“A rua é larga, mas não adianta. Nos horários de pico, o motorista perde duas faixas de rolamento. Isso causa transtorno e bem mais retenção. Porém, o mesmo motorista que às vezes reclama do trânsito é o que para ali”, salienta.

Motoristas reclamam que apesar da concentração de comércios, bancos, escritórios e consultórios, não há locais para estacionar os carros, o que leva condutores a cometerem infração. Moradora de um dos edifícios da avenida, a aposentada Luzia de Oliveira Campos, de 60 anos, diz que a fiscalização é suficiente. 

Embora seja proibido estacionar em quatro dos sete quarteirões da via, motoristas não respeitam a sinalização

Foto: Evelen Gouvêa

“As pessoas estacionam, mas é errado, né? O ruim é que não tem onde os veículos de serviço pararem. Então, eles estacionam para fazer entrega, resolver alguma questão e acabam sendo multados. Meu filho mesmo já levou multa ao ir na minha casa”, lembra. 

Por conta do grande fluxo de veículos, o estacionamento em toda a avenida é permitido apenas em dezembro, quando o lado direito fica liberado para facilitar as compras de Natal. Em dezembro do último ano, a prefeitura havia dito que a abertura de estacionamento do lado direito da via, antiga reivindicação dos comerciantes, não é possível ao longo do ano por conta do grande volume do tráfego.

A avenida conta com pontos de carga e descarga em todas as transversais, à esquerda da via. Para veículos particulares, há estacionamentos gerenciados pelo Niterói Rotativo entre a Marquês de Olinda e o Liceu Nilo Peçanha, além de vagas nas transversais e paralelas à Avenida Amaral Peixoto a partir da Visconde de Sepetiba. Entre a Câmara Municipal e a Rua Visconde de Sepetiba espaços são reservados para veículos oficiais. O Executivo Municipal ressaltou que as vagas e locais de cargas e descarga são definidos e autorizados de forma a manter a fluidez do tráfego e evitar transtornos a moradores, comerciantes, pedestres e motoristas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Elson Luiz
Se tivéssemos uma política que valorizasse o transporte público muito desse problema seria resolvido!
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top