Assine o fluminense

Festejos para o Santo Guerreiro

Com uma programação especial no domingo, devotos terão missas em vários horários durante o dia

Neste domingo é celebrado o Dia de São Jorge, e para a data festiva os fiéis já começaram a se preparar para as comemorações. O santo, exaltado tanto pela igreja católica quanto pelas religiões afro-brasileiras, é conhecido como guerreiro, e receberá diversas comemorações especiais. Na programação de Niterói há missas e procissões.

A Capela de São Jorge, no Centro de Niterói, iniciou suas atividades nesta quinta-feira (20), com o tríduo preparatório para a festa “A fé na vida de São Jorge”. Já neste sábado, o tríduo preparatório terá continuidade para a festa “A caridade na vida de São Jorge”, às 19h. No domingo, a igreja inicia as atividades às 6h, com a tradicional alvorada. Em seguida, se inicia a missa campal, às 06h30. Outras missas serão realizadas às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h30. Às 15h30 será o Terço da Misericórdia, e às 18h acontece a procissão, percorrendo as principais ruas do Centro.

Para não causar transtornos no trânsito, a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informou que acompanha as procissões com agentes e viaturas, garantindo ainda a segurança dos participantes. A autarquia ainda declarou que haverá interdição parcial das ruas Alcides Figueiredo, Marechal Deodoro, Barão de Amazonas, Conceição, Visconde de Sepetiba e São João, para a passagem da procissão. As opções para os motoristas são as ruas internas do Ingá, a Litorânea, a Rua Marquês do Paraná e Avenida Jansen de Melo.

O 12° Batalhão de Polícia Militar (Niterói) também irá realizar uma missa em celebração ao dia de São Jorge. Solenidade aberta ao público acontece às 10h deste domingo, seguida de uma procissão religiosa. Para isso haverá interdição parcial do tráfego de veículos durante a passagem dos fiéis pela Avenida Jansen de Melo, ruas Heitor Carerilho e Presidente Castelo Branco. A opção para quem segue para o Centro é a Avenida Feliciano Sodré, de onde se pode chegar à Zona Sul.

Em São Gonçalo, a Capela São Jorge, no bairro do Lindo Parque, neste sábado, acontece a santa missa, marcada para às 15h, seguida de procissão motorizada e bênção das chaves.  

Maricá – A Prefeitura de Maricá decidiu suspender, em caráter preventivo, a participação do município na Festa de São Jorge no Espraiado. Em função disso, todas as atividades culturais previstas nessa participação foram canceladas. A decisão foi tomada a partir de recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, uma vez que o local da festa integra o cinturão de bloqueio para vacinação preventiva contra a febre amarela.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top