Assine o fluminense

Fiéis celebram São Francisco de Assis

Em Niterói, templos ofereceram a tradicional bênção do patrono dos pets aos animais dos niteroienses

A Paróquia São Judas Tadeu, em Icaraí, promoveu a celebração a partir das 9h

Evelen Gouvêa

Fiéis marcaram presença nas celebrações ao Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares da Igreja Católica, comemorado nesta quinta-feira (4). Em Niterói, templos ofereceram ao longo do dia a já tradicional bênção aos animais, por conta do apreço do santo pela natureza, sendo mundialmente conhecido como patrono dos pets.

Mantendo a tradição, a Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, promoveu a celebração para os bichinhos a partir das 9h. Desde cedo, uma fila de animais já aguardava o início do evento na calçada da igreja. A aposentada Tânia Nogueira, de 64 anos, devota de São Judas Tadeu e frequentadora da paróquia junto ao marido, é uma das que comparece à bênção há anos. “Eu e meu marido somos devotos e tratamos nosso cachorro como parte da família. Se há bênçãos para os humanos, tem que ter para os pets também, para que eles sejam protegidos de doenças e mau-olhado. Eles foram protegidos na Arca de Noé e continuam sendo”. 

A celebração também contou com a participação de novos pets. Recém-chegada a Icaraí, a dona de casa Ana Paula Costa Henrique, 47, ficou sabendo da possibilidade de abençoar o bichinho e não perdeu tempo. 

“Sou devota de São Francisco de Assis e acredito que esta seja mais uma forma de proteção a quem a gente ama. Também é uma forma de conhecer novas pessoas”, disse, completando que chegou ao bairro há menos de uma semana. 

O celebrante da prece, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Ititioca, Padre Eduardo Gavioli, esclarece que este é um gesto de reconhecimento de que os animais participaram da criação de Deus. A bênção começou com a lida de um trecho do ritual de bênçãos da igreja que prevê que os animais podem ser abençoados. 

Em sua maioria, os agraciados eram cachorros, mas na Paróquia de São Judas Tadeu uma tartaruga também foi abençoada. A Paróquia São Francisco Xavier, em São Francisco, também concedeu celebrações aos devotos no período da manhã. Já a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, organizou programação de manhã e de tarde.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top