Assine o fluminense

Fiéis vão às ruas para homenagear São Sebastião

Missas reúnem adoradores do padroeiro do Rio de Janeiro durante todo o domingo

Milhares de pessoas prestam neste domingo (20), no Rio de Janeiro, homenagem ao santo padroeiro da cidade: São Sebastião. O filho de Alaíde Rodrigues Gomes nasceu de sete meses, mas cresceu sem problemas, graças ao padrinho que ganhou há 36 anos: São Sebastião. “Todo ano venho à missa para agradecer. Meu filho está aí, legal. Hoje, ele mora na Austrália com a mulher e a filha”, contou Alaíde.

Joci Borges Oliveira morava em Salvador, mas há seis anos veio para o Rio, onde acompanha a procissão do santo.

No feriado deste domingo, uma fascite plantar (inflamação de uma faixa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos) não deixará que ela cumpra sua tradição, mas não a impediu de visitar a Basílica Santuário de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, para agradecer a graça recebida “de minha vida ser em paz”.

Já Isabel Cristina Oliveira frequenta o santuário há mais de 20 anos. “Já tive muitas graças. Venho para agradecer”, disse.

William de Andrade é vizinho da basílica e prestigia a festa dedicada a São Sebastião todo dia 20 de janeiro, embora seja devoto de Santa Luzia. Ele faz questão de acompanhar a mulher, Isaura, que tem em São Sebastião seu santo preferido.

Missas reúnem fiéis durante todo o domingo

Durante todo o domingo (20), são realizadas missas a cada hora no Santuário dos Frades Capuchinhos. A primeira foi às 8h.

Falando à imprensa, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que rezou a missa das 10h, destacou a importância de São Sebastião para a cidade.

“São Sebastião é do século 16. É o padroeiro do Rio de Janeiro. São séculos de devoção que demonstram a tenacidade, a coragem de um homem de Deus que não desanimou nunca. É para que o carioca nunca desanime dos seus problemas, das suas flechadas, caminhando com fé”, disse.

Falando aos fiéis durante a missa, Dom Orani Tempesta salientou os sinais de bravura e de sustentação de São Sebastião, que devem estar presentes em todos os cariocas, para que possam encontrar a solução de todos os problemas e para que a cidade seja acolhedora “como sempre foi”.

A programação em homenagem a São Sebastião inclui ainda hoje à tarde o Terço da Misericórdia, na igreja dos Capuchinhos. Às 16 horas, haverá a procissão em honra ao padroeiro, rumo à Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, situada na Avenida Chile, região central da cidade.

Fonte: EBC

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top