Assine o fluminense

Fiscalizações do Detran-RJ serão filmadas

Objetivo é garantir lisura das operações que terão início a partir do dia 8 de abril

Detran-RJ fará operações de vistoria pelas ruas do estado

Foto: Divulgação

Todas as ações da Operação Detran Seguro serão filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A medida é preventiva, segue o exemplo da Operação Lei Seca, e busca dar garantia à população sobre a lisura das operações. 

O Detran-RJ vai iniciar a Operação Detran Seguro no dia 8 de abril, em vias púbicas de todo o Estado. Os agentes do órgão seguirão protocolo previamente definido para avaliar somente sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. São menos itens do que havia na vistoria anual, extinta pela Lei 8.269/18, que era feita nos postos. 

Além da filmagem online, as ações contarão com a tecnologia OCR. Ou seja, antes da blitz haverá um carro equipado com câmeras que identificarão, pela placa, se o veículo ou o proprietário tem alguma pendência com o Detran.RJ. O objetivo é selecionar os carros com problemas, para minimizar os efeitos da blitz no trânsito e dar maior efetividade à operação. 

As ações acontecerão diariamente, inclusive aos sábados e domingos, e serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Eles reforçarão a importância de manter o veículo em bom estado. 

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema puder ser sanado em prazo determinado, e só será apreendido caso não apresente segurança para circular. No entanto, o certificado de licenciamento anual será recolhido, o proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado e reaver o documento. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Edgard Miura
Deveriam filmar também os exames para habilitação de motorista.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

felipe
Só no estado do Rio tem isso. Ao invés de detonar esses excessos querem arrumar uma "tarefinha" pra eles que por sua vez vão querer arrumar um qualquer na rua. Brasil não tem jeito, principalmente o Rio, terra de malandros.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Veja também

Scroll To Top