Assine o fluminense

Hora de refletir e debater sobre a mobilidade urbana

Por conta da Semana Nacional do Trânsito, Niterói tem agenda dedicada ao uso de bicicleta e ocupação do espaço

Na programação, que vai deste sábado até o dia 25, estão programadas oficinas, passeios ciclísticos e debates, entre outras atividades

Foto: Douglas Macedo

A Semana Nacional do Trânsito está se aproximando, e, com isso, diversos eventos estão programados para acontecer em Niterói com o objetivo de debater alternativas de transporte, o uso da bicicleta e a ocupação do espaço urbano. Na agenda, que acontece deste sábado (16) ao dia 25 de setembro, estão programadas oficinas, passeios ciclísticos e debates, entre outras atividades.

Neste sábado, das 13h às 19h30, o grupo de ciclistas Pedal Sonoro, em parceria com o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM), irá realizar o CicloMobiliTarde no Campo de São Bento, em Icaraí. 

A primeira a se apresentar será a Thatiana Murillo, do instituto Caminha Rio, que trará o tema “Mobilidade a Pé”, a partir das 13h. Na sequência, o público poderá conferir o assunto “Ciclismo e Organização”, com Charles Gomes, da União Gonçalense de Ciclistas. O tema “Transporte Público” será discutido em seguida pela Paola Porto, da Comissão de Acompanhamento e Estudo da Legislação de Trânsito da OAB Niterói. Por último, a temática do painel será “Campanhas: Bicicletas nas Eleições 2016/Bicicletas nos planos”, com integrantes da União de Ciclistas do Brasil e do Pedal Sonoro. Ainda acontece, das 15h às 17h30, uma oficina sobre mecânica em bicicletas.

De acordo com o idealizador do Pedal Sonoro, Luís Araujo, algumas das atividades citadas já são feitas periodicamente por membros do grupo no CCPCM.

“A oficina e também o cineclube estão começando a entrar na nossa agenda. Nosso objetivo é tornar, em definitivo, essas atividades mensais. Neste evento, a ideia é abordar a mobilidade, os ciclistas e a organização urbana”, explicou, destacando ainda que o evento é para toda a família, e que o espaço também terá brincadeiras tradicionais para crianças.

Ações – O período de 17 a 25 deste mês também contará com ações promovidas pela Prefeitura de Niterói. No domingo (17), haverá um passeio ciclístico, com concentração na Concha Acústica, no Centro, às 8h. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível. Ponto de chegada será na Praça do Rádio Amador, em Charitas. Na segunda-feira, às 10h, acontece a abertura oficial do evento, no auditório da Polícia Rodoviária Federal, na Ilha da Conceição. O tema deste ano será “Minha escolha faz a diferença”. Além da presença de autoridades e representantes de empresas e instituições públicas e privadas, haverá apresentação da banda Brazilian Piper, sob a regência do maestro João Paulo.

Já na terça-feira, o programa Niterói de Bicicleta começa o “Vaga-Viva”, que vai ocupar, temporariamente, vagas de estacionamento de carros da Rua da Conceição e da Estrada Francisco da Cruz Nunes. Objetivo da ação é transformar, entre 11h e 19h, o espaço ocupado em área de lazer. Atividade vai durar três dias e segue até quinta-feira, dia 21.

O ciclo de palestras terá início na terça-feira (19), no Auditório Prefeito João Sampaio, na Praça Fonseca Ramos, com apresentação do presidente da Niterói, Transporte e Trânsito (NitTrans), Paulo Afonso Cunha, falando sobre “O código de trânsito brasileiro no contexto do Direito Administrativo da Ordem Pública”.

O bicicletário Arariboia, no Centro, também será palco de atividades durante a semana. Na sexta, dia 22, de 18h30 às 20h30, especialistas em mobilidade discutem o tema “A Bicicleta No Plano de Mobilidade de Niterói”. No sábado, dia 23, o espaço recebe um workshop de mecânica básica de bicicletas, de 9h às 12h. No dia 24, haverá um passeio motociclístico, com concentração na Concha Acústica às 9h. As motos percorrerão vias da Zona Sul e Região Oceânica até a Praia de Piratininga.

O encerramento da semana acontece na segunda-feira, dia 25, no auditório da OAB de Niterói, no Centro, com destaque para a palestra sobre “Mecânica de Automóveis para Mulheres”. Além das atividades, equipes da NitTrans estarão nas portas de escolas e instituições da cidade distribuindo panfletos sobre a importância do respeito às Leis de Trânsito.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top