Assine o fluminense

Itaboraí na prevenção de desastres naturais

Cidade implantou Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) nas áreas de vulnerabilidade

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, seguindo o Planejamento Nacional de Defesa Civil, começou a implantar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) nas áreas de vulnerabilidade aos desastres naturais (alagamentos e enchentes) de Itaboraí. As implantações começaram na última quarta-feira (04), no distrito de Visconde, e na quinta-feira (05), em Itambi. E outras localidades também serão contempladas em 2017.

A estruturação de uma Nudec consiste em um grupo voluntariado, que recebe capacitação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, e percepção de riscos de desastres. Bem como treinamento sobre o sistema de alerta através de SMS. Por serem residentes na comunidade, estes voluntários são os primeiros respondentes em desastres, os mesmos desempenham um respeitável papel no Sistema de Defesa Civil. A participação da Nudec é fundamental em qualquer atividade de campo, uma vez que os moradores são os maiores conhecedores do terreno e podem auxiliar com informações de extrema importância acerca do cenário pré e pós desastre. 

A Defesa Civil de Itaboraí está realizando treinamento aos moradores das comunidades. Assim, os mesmos serão multiplicadores e promotores de práticas de redução de risco e desastres. Auxiliando na rápida retirada dos moradores, na condução da população para os pontos de encontro. Além de promoverem o contato com ambulâncias e auxiliarem no resgate de pessoas ilhadas em uma eventual calamidade.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top