Assine o fluminense

Jovem niteroiense apresenta solução para trânsito no Barreto

Aluno da E.M. Altivo César sugere mudança no cruzamento de ruas do bairro

Jean Henrique da E.M. Altivo César melhorou a dinâmica do cruzamento entre as ruas Galvão e Luiz Palmier

Foto: Evelen Gouvêa

O cruzamento entre a Rua Galvão e a Rua Luiz Palmier, no Barreto, Zona Norte de Niterói, sempre foi um grande risco para aqueles que precisavam atravessar a via. Com quatro instituições públicas de ensino e algumas particulares, a presença de mães, crianças e idosos sempre foi constante no local. Pensando nisso, o estudante Jean Henrique da Silva, aluno do 8º ano da Escola Municipal Altivo César, e os seus colegas de classe Camilly Venâncio e Ian Borges propuseram mudanças no trânsito da região. Contudo, o destaque de Jean o levou a representar os niteroienses no II Fórum da Juventude Arteris, que ocorreu entre os dias 11 a 14 de junho, na cidade de Leme (SP).

Jean comenta que a ideia surgiu, também, da triste experiência que passou sendo atropelado duas vezes naquele local.

“Com tudo o que aprendi no fórum, consegui mudar pelo menos alguns pequenos problemas do nosso cotidiano. Acredito que mais projetos possam sair da escola, já que é um dever nosso não olhar apenas para dentro dos nossos muros”, afirma o rapaz.

No início de setembro deste ano, os três estudantes entregaram um ofício para a NitTrans, ligada à Prefeitura de Niterói, no qual pediam reforço na sinalização da Rua Luiz Palmier, além de uma nova programação no tempo dos semáforos que ali já existiam. Além disso, foi solicitado um estudo de Engenharia de Tráfego entre as duas ruas já citadas no início da reportagem.

Além de novos semáforos nas ruas, uma nova rotatória no entroncamento da Rua Galvão com as ruas Luiz Palmier e Presidente Craveiro já começou a ser implementada no local pela prefeitura da cidade. 

A escola está desenvolvendo, no momento, ações para conscientizar a comunidade do entorno escolar durante a Semana Nacional do Trânsito, durante os dias 18 a 23 de setembro. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top