Assine o fluminense

Jovens conhecem rotina da Câmara de Vereadores

A visita dos alunos fez parte da disciplina “Políticas Públicas”

As crianças e adolescentes foram recebidos pelo presidente da Câmara, o vereador Paulo Bagueira

Foto: Sergio Gomes / Câmara Municipal de Niterói

Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo visitaram a Câmara de Vereadores de Niterói na última segunda-feira, onde foram recepcionados pelo presidente do Poder Legislativo de Niterói, vereador Paulo Bagueira. Eles participaram de uma sessão plenária simulada, conheceram as dependências do prédio histórico e aprenderam sobre a rotina administrativa da Casa. A visita fez parte do Programa Escola de Democracia que, semanalmente, traz crianças e adolescentes à Câmara.

A visita dos alunos fez parte da disciplina “Políticas Públicas”, que compõe a grade curricular do Programa, realizado pelo Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro), desenvolvido em parceria com a Unimed Leste Fluminense. Dois projetos de lei foram apresentados pelos aprendizes. Um estimulava o turismo em Niterói, e, o outro, a reciclagem de materiais eletroeletrônicos. As duas iniciativas foram feitas em grupos durante as aulas, em que cada estudante buscou informações que deram subsídios para os documentos.

O presidente Bagueira recebeu as propostas e comentou que “elas foram excelentes, todas com profundo embasamento, mostrando o motivo de eles escolherem os respectivos temas, que podem muito bem serem levados à discussão entre os vereadores”. Bagueira enfatizou a importância dos jovens passarem a ter uma maior preocupação com a política de sua cidade e do seu país. “É no município que se formam novas lideranças políticas. É importante que o jovem se integre mais à política, e que o poder público, por sua vez, dê mais ouvido e voz a eles”, disse.

Durante a sessão simulada, o estudante Matheus Batista virou presidente da Casa. “Achei algo novo e foi bastante estimulante. Geralmente ficamos distantes do que é discutido pelo Poder Legislativo e, como consequência, ficamos sem saber como é o trabalho de um vereador. Com essa visita e a sessão simulada, entendi como é o trabalho realizado e a importância para a cidade”, afirmou Matheus.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top