Assine o fluminense

Limpeza nos lagos do Campo de São Bento

Ação é parte do projeto de revitalização do parque

Trabalho no principal lado do parque deve ser concluído nas próximas semanas

Foto: Luciana Carneiro / Ascom Niterói

O Campo de São Bento, em Icaraí, está passando por um projeto de revitalização, que inclui a limpeza dos três lagos do parque. O primeiro deles, onde ficam os patos, já foi limpo. Atualmente, o trabalho está concentrado no lago do chafariz, o maior deles. A previsão é de que a limpeza seja concluída nas próximas semanas. Em seguida, começa o trabalho no lago das carpas. Desta forma, até novembro todo o processo de limpeza estará concluído.  

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, enfatiza que os lagos somam dois milhões de litros de água, recebendo oxigenação constantemente, e que os peixes não são prejudicados com a limpeza, já que durante o trabalho são transferidos para os outros lagos.

Para este processo de limpeza, está sendo realizado o esvaziamento dos lagos, a retirada dos detritos que são transportados e, posteriormente, usados como adubo nos viveiros de mudas da cidade. Depois de esvaziado, é feita a limpeza do fundo do lago e das pedras. Os peixes são preservados e transferidos para os outros lagos com todo o cuidado necessário.

“A limpeza, que começou em julho, é realizada com a retirada e reposição da água, com reaproveitamento dos sedimentos para adubo e a utilização de sacos de areia, que são colocados no interior do lago para a retirada da água. Depois, os lagos voltam a receber a água e os peixes são recolocados”, explica a secretária, ressaltando que o projeto de revitalização do parque inclui, ainda, a elaboração de um estudo de melhoria da filtragem da água dos lagos.
Principal jardim público urbano de Niterói, o Campo de São Bento completou 110 anos em setembro e como parte das comemorações, está passando por uma revitalização. O projeto inclui, também, nova iluminação, com a substituição por lâmpadas de LED, um banheiro familiar e novo paisagismo.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top