Assine o fluminense
Luiz Vieira

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói, Luiz Vieira, fala sobre o movimento do comércio na cidade e como as mudanças na economia impactam no desenvolvimento do setor

Os impactos do Novo Cadastro Positivo no Comércio

O projeto de lei do Novo Cadastro Positivo foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora vai para o Senado, em Brasília. A ideia principal é desburocratizar as regras e facilitar as relações do comerciante com o cliente. O banco de dados, operado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), reúne informações sobre o histórico de pagamentos realizados pelos consumidores. Com a alteração, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ, passam a fazer parte automaticamente do cadastro, a não ser que peçam a exclusão de suas informações, o que é feito de forma gratuita.

Esta semana, obtivemos nossa primeira vitória, com a aprovação do texto na Câmara de Deputados. Agora seguimos para o Senado e, após uma resposta positiva, o projeto será encaminhado para a sanção presidencial. Com ele, esperamos a facilitação do acesso ao crédito e com juros menores para consumidores e empresas, o que se tornaria possível porque novas informações seriam consideradas na avaliação de crédito, possibilitando uma avaliação de risco mais justa e individualizada, que também impactaria nos processos de análise e concessão de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.

Além disso, acreditamos que o Novo Cadastro positivo irá estimular a competição na oferta de crédito entre instituições financeiras. O projeto, com certeza, beneficiará empresários e consumidores e, por isso, a CDL Niterói e todo o sistema CNDL estão engajados nessa luta. Unidos somos mais fortes.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top