Assine o fluminense

MAC fica amarelo para alertar sobre prevenção de hepatites virais

Prefeitura de Niterói organiza mutirões e testes rápidos para a população

 

Leo Zulluh

Quem passar pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, na Boa Viagem, vai notar uma diferença: o MAC ficará com a fachada na cor amarela este mês, aderindo à campanha Julho Amarelo, que visa conscientizar a população da importância do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. Além da iluminação especial, a Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde, vai realizar atividades alusivas à data.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, destaca a importância da programação.

“Estamos promovendo a intensificação de diversas ações, como ampliação da oferta de testes rápidos e vacinação contra a hepatite B, de insumos de prevenção e de material educativo, além de orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais nas unidades de saúde e nas ruas”, informou a secretária, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Com a mobilização, a população é informada e alertada que a prevenção é o melhor método de combatê-las

Entre as ações do mês, está o Mutirão da Prevenção – visitas organizadas junto aos salões de beleza do Centro da cidade, que ocorrerão durante a última semana do mês. Esses estabelecimentos são ambientes potencialmente propícios à contaminação, como explica a assessora técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais, da Coordenação de Vigilância em Saúde, Márcia Santana.

“Mobilizar salões de beleza sobre práticas seguras no ambiente de trabalho, buscando prevenir tanto o profissional quanto os seus clientes, é de grande necessidade para o combate e controle das hepatites de modo geral”, enfatizou.

Também será mobilizada uma unidade móvel, que ficará estacionada nas proximidades do Shopping Bay Market, no Centro, dia 25 de julho, das 9h às 15h. Nessa atividade, chamada de extramuro, também será oferecida aos interessados a Testagem Rápida.

Prevenção – O uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção das hepatites é fundamental. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas e outros objetos que furam, cortam ou que entrem em contato com as mucosas e que estejam contaminadas. No caso da hepatite B, a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível em todas as unidades de saúde.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top