Assine o fluminense

Magia do Natal por todo o Estado

Niterói, Maricá, Itaboraí e São Gonçalo com programação especial para as festas de fim de ano

O Horto do Fonseca recebeu iluminação especial na última sexta por conta das festividades natalinas na cidade

Foto: Douglas Macedo

A poucos dias do Natal, a magia da data já está presente nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Com atrações para todos os gostos e idades, todas gratuitas, os moradores contam com uma extensa agenda de atrações. 

Em Niterói, o “Encantos de Natal” vai apresentar corais, orquestras, intervenções artísticas e dança até o dia 23 de dezembro. A inauguração da Árvore de Natal da Praça Rádio Amador, em São Francisco, que seria no sábado (8), foi remacada para domingo (9), às 19h, por conta da chuva. Também no domingo, a partir das 19h, o Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, recebe o “Natal na Rua”, com Sérgio Chiavazzoli. O músico vai mostrar temas do seu álbum “Natal de Cavaquinho”, com músicas natalinas soladas no cavaquinho, em ritmo de samba e choro. O show terá também choros brasileiros conhecidos mundialmente, como “Brasileirinho”, “Noites Cariocas”, “Delicado”, entre outros.

O projeto itinerante “Vila Encantada de Natal” chega Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí, neste domingo, repleto de atrações para toda a família.

De 10h às 12h e 14h às 16h acontece a Oficina de Confecção de Enfeites Natalinos, com produtos feitos com material reciclado, uma atividade que vai promover a mobilização dos artesãos e moradores locais. As inscrições devem ser feitas através do número (21) 97251-5957. Após a oficina, um mutirão voluntário irá decorar, com os enfeites produzidos, a Praça Marechal Floriano Peixoto. Às 17h, os moradores vão poder aproveitar o Globo de Neve Gigante, uma réplica dos globos de cristal com neve, para interação com o público, que permite que todos possam possam tirar fotos dentro da novidade. A inauguração da decoração natalina na Praça acontece às 18h. Em seguida, acontece a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante”, às 19h, que relata as aventuras de uma rena que precisa salvar o Natal e resgatar as tradições de fim de ano. E às 20h, acontece a encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina”, que pretende emocionar todos os espectadores com a presença do Papai Noel, duendes, estrelas e boneco de neve. 

Maricá contará com uma programação natalina extensa e variada. Desde ontem até o dia 16 de janeiro, o município vai promover o  “Maricá Iluminado”. 

Ontem a noite, foi inaugurada a Árvore de Natal flutuante, uma estrutura com mais de 30 metros de altura e equipada com 200 mil microlâmpadas de led, que fica ancorada na Lagoa de Araçatiba. No mesmo local, acontecerá neste domingo e nos dias 15, 16, 21, 22 e 23 de dezembro, sempre às 20h30, o Desfile Encantado, que conta com a participação de sete alas com seis carros alegóricos e aproximadamente 300 atores caracterizados, como os personagens do presépio. 

Além disso, no palco montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, serão feitas diariamente, a partir de 19h30, apresentações teatrais com a peça “O Acender das Luzes”, com personagens como o Papai Noel, os senhores do Tempo Amor, Esperança e Paz. Ainda a partir do mesmo horário e também no mesmo local, um coral fará apresentações musicais com canções típicas do Natal, como “Noite Feliz”, “Brilha brilha lá no céu” e “Bate o Sino”.

O município de São Gonçalo recebeu, no Espaço Carequinha, no bairro Zé Garoto, a Cantata de Natal, com a apresentação do cantor Regis Meneses. O evento contou com diversas atrações com músicas com temáticas natalinas. 

Região Serrana

Para celebrar a magia do Natal, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro o evento “O Natal É A Gente Que Faz”, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam o Natal: amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. A programação começou no sábado e segue até 6 de janeiro, com mais de 200 atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura. Ao todo, o público de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Duas Barras terá mais de 5 mil horas de programação especial. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

Em Petrópolis, a programação foi aberta oficialmente com o acendimento da árvore de natal viva do Sesc Quitandinha, , seguida da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira. No Sesc Nogueira, foi acesa a árvore de natal da unidade. Com 3 metros de altura e ponteira com Estrela de Belém, foi desenvolvida pela artista Raquel Theo e constituída de uma estrutura com materiais sustentáveis, como bambus e gravetos (ecologicamente permitidos), e decorada com objetos inspirados na Folia de Reis. 

Deste domingo até dia 6 de janeiro, a cúpula do Sesc Quitandinha terá a Instalação Supernova A Estrela dos Reis, que buscará recriar toda a luminosidade, efeitos e sensações do momento da explosão de luz da Estrela de Belém. No mesmo período, no Hall Monumental terá a “Árvore de Natal: As lanternas dos magos”. Será feita com caixas luminosas, criando, nas silhuetas, as imagens das Folias de Reis.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top