NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Manuel Castells faz palestra em Niterói nesta segunda

Castells é considerado um dos mais importantes pensadores de nossos dias e falará no Caminho Niemeyer, no Centro

Foto: Divulgação

O sociólogo espanhol Manuel Castells estará em Niterói nesta segunda-feira para participar do Seminário Internacional “Educação, Cultura e Tecnologia: Escola do Século XXI”, no Caminho Niemeyer, no Centro. O prefeito Rodrigo Neves e o ex-ministro da Educação Tarso Genro também participam da discussão.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN),  em parceria com o Instituto Novos Paradigmas. O objetivo é levar a uma reflexão sobre o conjunto de questões contemporâneas que desafiam educadores, gestores, pesquisadores e diversos setores da cultura interessados em enfrentar desafios da sociedade da informação. A Prefeitura de Niterói transmitirá o evento pela página www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi.

Importância - Manuel Castells é sociólogo e teórico da comunicação e se distingue de outros intelectuais pelo otimismo em relação ao fenômeno das redes sociais. Ele defende que Facebook, Twitter, Telegram e outras formas de organização por meios digitais estão transformando o mundo, e para melhor. Castells é considerado um dos mais importantes pensadores dos nossos dias.

 O Seminário Internacional “Educação, Cultura e Tecnologia: Escola do Século XXI” é gratuito e começa às 14h, no Auditório do Caminho Niemeyer, com o painel “Produção autônoma de conteúdo e protagonismo dos grupos sociais na comunicação em rede”, com discussão de Alan Brum Pinheiro, Vitor Coff Del Rey e Daniela Araújo, com mediação do coordenador de comunicação digital da Prefeitura, Fernando Stern. 

Às 15h30, no mesmo local, José Henrique Paim, Ricardo Henriques e Bernardo Oliveira, com mediação da secretária municipal de Educação, Flávia Araújo, debatem “Desafios da educação contemporânea na sociedade em rede”.

Às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, e Vinicius Wu fazem a abertura para a conferência de Castells, que além de Rodrigo Neves e Tarso Genro, terá mediação de Luciana Barreto.  

Scroll To Top