Assine o fluminense

Maricá anuncia solução de problemas de água e esgoto

Parceria desenvolve a Sanemar - Companhia de Saneamento de Maricá

Reunião, na quarta-feira, definiu os rumos da Companhia de saneamento

Divulgação

Os problemas de captação e distribuição de água potável e tratamento de esgoto de Maricá devem ser solucionados em breve com a criação da Sanemar, a Companhia de Saneamento do município, formalizada em uma assembleia realizada na manhã da última quarta-feira.

Em posse de um depósito inicial de R$ 500 mil, a empresa de economia mista, com participação do poder público municipal e, no mínimo, 51% do capital da sociedade, funcionará em um prédio na Rua Álvares de Castro, no Centro, e terá como prioridades iniciais a construção de estações de tratamento de esgoto (ETE), galeria de cintura para implantação do sistema de captação em tempo seco e expansão da rede coletora de esgoto.

“Neste primeiro semestre estamos fazendo o projeto das obras estruturantes. Já no segundo semestre, vamos licitar as obras para que elas possam logo ser iniciadas. Vamos instalar ETEs compactas em localidades cuja situação de lançamento de esgoto ainda é muito crítica, como em Guaratiba, Ponta Negra e Inoã”, destacou o presidente da Sanemar, Irinaldo Cabral da Silva, ressaltando que a Companhia se integra ao convênio firmado com a CEDAE em outubro do ano passado, para dar uma solução definitiva para a questão da escassez de água. Para tratar todo o esgoto, será necessário um investimento de R$ 200 milhões, onde serão construídas duas estações para realizar o saneamento no Centro, Inoã e Itaipuaçu. 

“Estes são os primeiros passos concretos para a solução deste que talvez seja hoje um dos nossos grandes desafios. Com os investimentos, queremos universalizar serviço de água e esgoto”, ressaltou o prefeito Fabiano Horta.

Atualmente, cerca de 20% da população de Maricá conta com abastecimento de água e somente 3% está conectada a uma rede de esgoto.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top