Assine o fluminense

Maricá inicia segunda etapa da obra de drenagem no Centro

Ao todo serão 829 metros de obra, sendo que 300 metros já estão concluídos

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta segunda-feira (11) mais uma etapa da construção da nova rede de drenagem da Rua Álvares de Castro, no Centro. A rede, que exigiu a construção de um extravasor para a lagoa de Araçatiba, e que será interligada ao Canal da Cidade, tem como principal objetivo aumentar a captação e melhorar o escoamento de águas pluviais. Ao todo serão 829 metros de obra, sendo que 300 metros já estão concluídos. O investimento total do município é de R$ 3,5 milhões.

“A obra de Araçatiba avança hoje mais uma etapa que é essa drenagem. Anteriormente existiam ali manilhas de 30 cm e todas assoreadas. Era muita areia que dificultava o escoamento das chuvas”, afirma o secretário de Obras Marcos Camara. “Após o processo de pavimentação de todas as ruas do entorno, que já ocorreu, essa segunda fase corresponde a aumentar o diâmetro da galeria da Rua Alvares de Castro, permitindo assim dar melhor vazão nessa região”, explicou. 

“Optamos por colocar uma galeria de 1,5 metro de largura por 1 metro de altura, o que irá permitir uma maior capacidade de escoamento e possibilitará a ligação da rede com o Canal da Cidade”, completou. “Essa ligação vai acontecer na cota mais alta, bem no topo, quase que na borda da rua, pois assim quando o Canal da Cidade receber um grande volume de água, este não chegará a transbordar, já que o fluxo será direcionado para a galeria que estamos executando na Rua Alvares de Castro. Isso sem dúvida vai reduzir a recorrência de alagamentos naquela região”, conclui Camara.

Segundo o supervisor de obras Sidnei Silva Nunes, a equipe que trabalha na execução da obra é formada por dezoito homens, todos da Secretaria de Obras, e conta ainda com uma escavadeira, uma retroescavadeira, um caminhão e uma betoneira devido à necessidade de concretagem do fundo. “Temos que concretar o fundo, pois isso será um extravasor, uma janela para desafogar o Centro de Maricá. Isso vai ajudar a reduzir em até 80% o risco de alagamento que existe hoje”, explicou Sidnei. Começamos essa etapa hoje e a obra toda tem previsão para estar pronta em oito meses. Já foram dois meses de obra e nós andamos bem”, ressaltou o supervisor. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top