Assine o fluminense

Mercado mais perto da revitalização

Estudo para a revitalização e exploração econômica do Mercado Municipal Feliciano Sodré foi definido pela prefeitura de Niterói

A expectativa é que a revitalização do espaço proporcione ao município um novo lugar de lazer e cultura, além de movimentar a economia local

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói definiu o estudo técnico para a reforma, revitalização e exploração econômica do Mercado Municipal Feliciano Sodré, no Centro da cidade. Através de uma Parceria Público Privada (PPP), o local será recuperado e transformado em um polo de cultura gastronômica, gerando empregos e alavancando o turismo no município. A escolha do projeto vencedor foi publicada nesta quinta-feira. A próxima fase para a concessão é a realização do processo licitatório para as iniciar as obras.

A revitalização do Mercado Feliciano Sodré será realizada através de uma concessão de obra pública, onde o concessionário realiza a obra e se remunera a partir da exploração da atividade desenvolvida no imóvel. A previsão é que o Município tenha uma contrapartida fixa mensal de acordo com o sucesso do empreendimento. A estimativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle é de que a empresa que realizará as obras e explorará o Mercado Municipal, seja escolhida no primeiro semestre de 2018.

Revitalizações de espaços como esse proporcionam ao município um novo lugar de lazer e cultura. Através da parceria da Prefeitura com a inciativa privada, um prédio público, atualmente abandonado, se transformará em um polo gastronômico e turístico para população.

Grandes cidades no Brasil e no mundo têm em seus mercados um ponto de divulgação da cultura regional. O Mercado será mais um belo atrativo para os turistas e para os cidadãos de Niterói”, destaca a secretária da pasta, Giovanna Victer.

A empresa escolhida através da licitação deverá realizar um investimento em torno de R$ 70 milhões para a reforma do Mercado Municipal e poderá gerir o espaço por 25 anos. A previsão é de que o edital seja publicado na primeira quinzena de outubro. O documento ficará disponível por 45 dias após a sua publicação.

“A Prefeitura está resgatando uma parte da história de Niterói com a revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré, que vai ser o segundo maior do Brasil em tamanho. Como aconteceu em São Paulo, o mercado vai estimular o turismo na cidade, além de ser de grande importância na área de interesse econômico e social, com a geração de empregos, e também para que as pessoas que moram na cidade tenham mais uma opção de lazer”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria Naval e Petróleo e Gás, Luiz Paulino Moreira Leite.

Projeto – O consórcio formado pelas empresas RMF Participações LTDA, Nacional Shopping Planejamentos e Reestruturação de Shopping Center LTDA EPP e Fernandes Arquitetos e Associados SS foi o que apresentou o projeto vencedor no Processo de Manifestação de Interesse, que estruturará a futura concessão.

História – O Mercado Municipal Feliciano Sodré foi construído entre 1927 e 1930. Desativado em 1976, o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual a partir da década de 1980. Sua infraestrutura compõe o conjunto arquitetônico da Região Portuária de Niterói. O edifício, com traços de Art Decó e da arquitetura neoclássica, localiza-se na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz. Pelo projeto do novo Mercado Municipal, está prevista a recuperação e restauração da fachada, preservando o estilo arquitetônico original da edificação. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Flavio dos Reis Gonçalves
Manoel Miranda da Silva foi o diretor desse mercado no passado.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Scroll To Top