Assine o fluminense

Mutirão de limpeza em Piratininga

Faixa de areia, restinga e o mar foram alvo, neste sábado, de ação de conscientização na Semana do Meio Ambiente

Objetivo da limpeza é reduzir o acúmulo de lixo em toda extensão da prainha

Evelen Gouvêa

A Praia de Piratininga, na Região Oceânica, foi alvo, neste sábado, de uma ação de limpeza. A iniciativa, que fez parte das comemorações pela Semana do Meio Ambiente, reuniu voluntários com objetivo de mobilizar a população e os pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex) para um mutirão na faixa de areia e na restinga da praia, além de limpeza subaquática, sendo recolhida aproximadamente uma tonelada de lixo. A iniciativa é da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

“Hoje convocamos as pessoas para virem fazer a coleta na areia da praia e subáquatica. Infelizmente nós temos uma prática por parte das pessoas que frequentam aqui, que é largar o lixo que trazem. Muita gente traz comida, mas não limpa quando vai embora. As pessoas poderiam ter mais consciência e cada um fazer a sua parte. Estamos limpando também as embarcações que ficam abandonadas aqui e acabam acumulando água quando chove. Se todo mundo fizer um pouquinho fica bom para todos”, diz Junior Riquete, pescador e conselheiro da Resex.

Voluntários, como a estudante de engenharia ambiental, Thamires Rodrigues de Sá Valle, acham muito importante esse tipo de evento.

“É uma atividade que não demanda muito, cada um pode fazer um pouquinho. E assim conseguimos melhor a qualidade da praia que serve a todos como lazer”, diz.

Inea recolheu lixo subaquático na praia

Evelen Gouvêa

Conferência - Na semana em que se celebra mundialmente o meio ambiente, o município recebeu a notícia de que, em 2017, estará no centro das discussões sobre sustentabilidade. A cidade de Niterói foi escolhida para sediar, entre os dias 19 e 21 de janeiro, a 12ª Conferência Internacional sobre Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social. 

O evento acontecerá na UFF, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), no campus da Praia Vermelha. O encontro reunirá participantes de todo o mundo e terá sessões plenárias com alguns dos principais pensadores e inovadores no campo. 

Os principais temas tratados serão Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade no contexto Econômico, Social e Cultural; Sustentabilidade Política e Prática e Educação da Sustentabilidade.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top