Assine o fluminense

Niterói é vice-campeã no quesito calor em todo o Brasil

Cidade registrou 39,5 graus na última segunda-feira, ficando atrás apenas da Capital, que alcançou 39,6

Tempo quente tem sido convite aos Niteroienses para ir à praia

Foto: Cristian Ferraz / Colaboração

No primeiro dia útil desta semana, Niterói foi a vice-campeã no quesito calor a nível Brasil. De acordo com o Instituto ClimaTempo, os termômetros marcaram 39,5 graus, ficando atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro, com máxima de 39,6 graus.  

De acordo com o Instituto ClimaTempo, o forte calor registrado é devido a um sistema de alta pressão atmosférica que se intensificou sobre a Região Sudeste do Brasil e deixou o ar mais seco, reduzindo muito a nebulosidade e as condições para chuva na cidade de Niterói. 

E pelas temperaturas previstas, o calor será mantido por pelo menos mais uma semana. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje a temperatura máxima será de 37 graus e a mínima, de 23 graus. Amanhã, o tempo previsto é de sol entre nuvens com a temperatura variando entre 35 graus e 24 graus. Na sexta, a temperatura máxima volta aos 37 graus e a mínima fica em torno dos 25 graus, com possibilidades de pancadas de chuva e trovoada prolongada no período da noite. E no sábado, as temperaturas variam entre 34 e 24 graus. 

E desde a segunda semana do mês de dezembro, os niteroiense lidam com as  temperaturas altas durante todo o dia. Alguns gostam e outros nem tanto assim. O vendedor de coco Luiz Santos, 40 anos, tem aproveitado o forte calor para faturar ainda mais. 

“O movimento triplica no verão, ainda mais em janeiro, que é período de férias. Atendo muitas famílias, na parte da manhã, que vem na Praça César Tinoco, em Icaraí, e os banhistas no período da tarde. Muitas pessoas reclamam do calor, mas para mim é maravilhoso. E ainda tenho o privilégio de trabalhar com roupas frescas”, diverte-se Luiz. 

E desse privilégio o economista Renan Moraes, de 33 anos, não pode aproveitar, pois trabalha em um escritório onde a norma é o uso de camisa longa, calça social e sapato. 

“Desço da condução praticamente correndo para o trabalho. Qualquer momento fora do ar-condicionado é uma tortura. Tenho me acostumado com o hábito de pedir comida no delivery justamente para não ter que ir à rua almoçar. Não vejo a hora desse verão acabar”, disse.  

E pensando nas pessoas que não tem acesso a água fresca, a aposentada Leila Carvalho, de 60 anos, distribui aos moradores de rua copos de água para que tenham um dia menos desgastante. 

“Se eu tenho o conforto de uma casa, com geladeira e água gelada, a minha missão é distribuir para as pessoas que não têm a mesma condição que eu. Congelo várias garrafas e distribuo pelo Centro de Niterói, sempre me hidratando também, pois só assim para suportar o forte calor que estamos passando”, contou. 

Durante as altas temperaturas, a recomendação do Centro de Operações Rio é que as pessoas bebam bastante água, evitem a exposição mais prolongada ao sol das 11h às 17h e que a partir das 8h protejam-se do sol com o uso de camisa, chapéu e óculos escuros, além do uso do filtro solar.

E o verão em Niterói segue com praias liberadas. De acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onze praias estão liberadas para banho em Niterói, são elas: Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Confira o ranking das cidades mais quentes da última segunda-feira (7):

1º - Rio de Janeiro, RJ - 39,6 graus

2º - Niterói, RJ - 39,5 graus

3º - Duque de Caxias/Xerém, RJ - 38,5 graus

4º - Iguape, SP - 38,1 graus

5º - Seropédica, RJ - 38,1 graus

6º - Saquarema/Sampaio Correia, RJ - 37,9 graus

7º - Registro, SP - 37,8 graus

8º - Campo Bom, RS - 36,8 graus

9º - Silva Jardim, RJ - 36,7 graus

10º - Paraty, RJ - 36,7 graus

CONDIÇÕES DE BALNEABILIDADE 

De acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onze praias estão liberadas para banho em Niterói, são elas: Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top