Assine o fluminense

Niterói adere à Virada da Mobilidade

Município é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a integrar o movimento

Pela primeira vez, a cidade de Niterói participará da agenda de atividades da Virada da Mobilidade, movimento criado com a intenção de debater o trânsito e o transporte nos grandes centros urbanos do Brasil. O município é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a integrar o movimento, que terá agendas na cidade por ocasião da Semana Nacional do Trânsito, que já faz parte calendário anual da cidade, sempre entre 18 e 25 de setembro. Mas este ano, em Niterói, a programação será tão extensa e com tantas novidades que terá início neste sábado. Entre as atividades se destacam café da manhã com ciclistas, oficinas de criação de histórias em quadrinhos, intervenções artísticas nas faixas de pedestre e visitas guiadas ao Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Niterói.

O presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, explica que a agenda da Semana Nacional do Trânsito é voltada à conscientização para o respeito às leis. “Respeitar as leis e normas é uma atitude cidadã. E as ações educativas no trânsito mostram que o comportamento dos pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas é uma questão de cidadania. Mudanças simples de atitude levam à diminuição do número acidentes. A partir da maneira como nos comportamos nas ruas, avenidas e estradas, nós podemos contribuir para a redução da quantidade de vítimas do trânsito”, diz Paulo Afonso.

A programação terá início no sábado, dia 15, Na Biblioteca Parque de Niterói, onde haverá contação de histórias e oficina de criação de histórias em quadrinhos, tudo com temática voltada ao trânsito. No dia seguinte, instrutores da Escola Bike Anjo Niterói estarão no Caminho Niemeyer ensinando as pessoas a transitar corretamente de bicicleta em meio ao trânsito. 

Arte e mobilização - Para a ação “Arte na faixa”, a NitTrans convidou artistas a realizarem pinturas em três faixas de pedestre da cidade, com o objetivo de chamar a atenção de pedestres, ciclistas e motoristas para a necessidade de respeitar a sinalização horizontal de trânsito. As intervenções acontecerão na Miguel de Frias, em frente ao Colégio São Vicente; na esquina da Amaral Peixoto com Visconde de Uruguai; e na esquina da Marechal Deodoro com Marquês do Paraná. 

Atividades - A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito acontece na próxima terça-feira, dia 18, às 10h, no auditório da Polícia Rodoviária Federal, na Ponte Rio-Niterói, com a presença de autoridades e representantes das instituições parceiras da Semana Nacional do Trânsito e da Virada da Mobilidade. Ao longo da semana o Auditório Prefeito João Sampaio, na Praça Fonseca Ramos, no Centro, receberá o Ciclo de Palestras da Semana Nacional do Trânsito, com temas como trânsito e meio ambiente; comportamento ético no trânsito; aprendizagem significativa; prevenção a acidentes; o uso da bicicleta no trânsito; e urbanismo voltado aos pedestres. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top