Assine o fluminense

Nova opção para o rotativo em Niterói

Máquinas de cartão de débito começam a ser utilizadas no Centro a partir da próxima segunda-feira

A novidade será ampliada de forma gradativa. Icaraí fica para 2019

Evelen Gouvêa

O pagamento de estacionamento rotativo com máquinas de cartão de débito será ampliado gradativamente em Niterói a partir da próxima segunda-feira. A empresa Niterói Rotativo, responsável pela cobrança na cidade, divulgou as datas e pontos contemplados com a inovação, que já está em testes desde outubro em São Domingos. Neste mês, motoristas que estacionam no Centro passam a ter a opção. São Francisco, Charitas e Icaraí ficam para o ano que vem.

De acordo com o cronograma divulgado, o trecho próximo à Avenida Ernani do Amaral Peixoto passa a ter a opção de cartão a partir de segunda-feira. Já no dia 17, será a vez do perímetro próximo a Avenida Badger da Silveira, também no Centro. Em São Francisco e Charitas, o sistema entra em vigor em Janeiro. Icaraí e Jardim Icaraí recebem o serviço em fevereiro e março, respectivamente.

A empresa informou que realizou treinamentos com os funcionários de maneira gradativa, da mesma forma que iniciou a fase de testes em São Domingos, para avaliar a aceitação e atender eventuais sugestões, de usuários e guardadores. A equipe também recebeu um manual de bolso ilustrado com as instruções sobre a utilização do sistema. 

O treinamento levou cinco funcionários por dia de áreas como São Francisco, Centro e parte da Praça do Rink para trabalharem em São Domingos, onde um orientador os acompanhava. Por conta disso, a empresa informou ter optado pelo sistema gradual de implementação. A concessionária possui cerca de 300 funcionários.

Em nota, a empresa disse que o sistema garantirá rapidez e segurança aos usuários, guardadores, ao poder público e à empresa, já que oferece a possibilidade de realizar o pagamento em cartão de débito, com recibo enviado por e-mail ou impresso na hora, diminuindo o volume de dinheiro em circulação. Desta forma, o sistema também possibilita que a concessionária acompanhe o processo em tempo real e gere estatísticas para o poder concedente.

Para a cobrança, os dados dos veículos, como a placa e o horário estimado de parqueamento, são inseridos em uma máquina que possui um visor e uma entrada para cartão, similar à de estabelecimentos comerciais. Com a máquina, uma parceria com a Cielo, a cobrança é feita através de um tíquete eletrônico - não mais a cartela de papel -, que deve ser deixado no painel do veículo.

A Prefeitura de Niterói havia prometido o sistema de pagamento digital a partir de novembro para usuários do estacionamento rotativo da cidade. A máquina de cartão de débito está em fase de teste desde o início de outubro na Avenida Visconde do Rio Branco entre a Praça Leoni Ramos (Cantareira) e o clube Canto do Rio, em São Domingos.

As ruas contempladas na próxima segunda-feira (10) são: São Pedro, Cadete Xavier Leal, Aurea Lima, Xavier de Brito, Coronel Gomes Machado, Visconde de Itaboraí, Evaristo da Veiga, Professor Manoel de Abreu, Marques de Olinda, Euzebio de Queiroz, Visconde de Sepetiba, Senador Nabuco, São João, Maestro Felicio Toledo, Visconde de Uruguai, Froes da Cruz, Barão do Amazonas, Marechal Deodoro, Marques de Caxias, Alcides Figueiredo, Dr Celestino, La Salle, Professor Heitor Carrilho, Manoel P. de Carvalho, José Figueiredo, Sete de Maio e Avenida Ernani do Amaral Peixoto.   

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top