Assine o fluminense

Novo "Dia D" contra a febre amarela

Ação programada para acontecer em 92 municípios tem objetivo de imunizar 5 milhões de pessoas

A campanha de vacinação será novamente intensificada no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a segunda edição do Dia D está prevista para acontecer no próximo dia 3 de março, em 92 municípios. A iniciativa tem o objetivo de imunizar 5 milhões de pessoas e alertar a população sobre os riscos da doença. Durante o período de carnaval, o número de registros da doença sofreu um aumento e chega a  74 casos e 33 mortes. A SES não informou onde foram registrados os últimos óbitos. Apesar do crescimento no número de diagnósticos do estado, nos municípios de Niterói e São Gonçalo, a procura pela vacina reduziu nos postos de saúde, no mesmo período. 

Segundo a SES, cerca de nove milhões de pessoas já foram vacinadas, mas a meta é imunizar 14 milhões, durante a campanha de vacinação. Desde o final do mês de janeiro, 15 municípios da Região Metropolitana passaram a fornecer doses da vacina fracionada, entre eles as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Na manhã de ontem, os postos de saúde do município de Niterói, contaram com pouca procura pela vacina. Na Policlínica Regional da Engenhoca, até às 11h apenas sete pessoas haviam passado pelo local em busca da vacina. Segundo funcionários da unidade, no mês de janeiro, a procura era tão alta que apenas na parte da manhã cerca de 200 doses eram aplicadas.

O professor Paulo César da Silva, 49 anos, foi um dos cidadãos que passou pela policlínica no período da manhã e garantiu a dose sem enfrentar filas ou demora no tempo de espera. “Deixei para tomar a vacina após o carnaval porque estava utilizando uma série de antibióticos, que mexeram com a minha imunidade. Porém, não imaginei que seria atendido tão rapidamente em plena segunda-feira. Estou surpreso, porque vim pronto para enfrentar filas e tomar um chá de cadeira na espera”, disse.

Na Policlínica Regional Doutor Sérgio Arouca, em Santa Rosa, a baixa procura pela vacina assusta os funcionários da unidade. Referência na região, a policlínica chegou a aplicar mais de 500 doses por dia, entre o período de janeiro e fevereiro. No entanto, atualmente, menos de 50 doses são aplicadas e o montante no estoque só aumenta, segundo informaram os funcionários. 

Segundo a Prefeitura de Niterói, foram imunizadas 353.130 pessoas em Niterói contra a febre amarela, o que corresponde a 76% da população-alvo. Entre o início da Campanha de Vacinação contra Febre Amarela com dose fracionada, em 25/01/2018, até o dia 09/02/2018, foram vacinadas 50.735 pessoas. No momento, 49 salas de vacina do município estão aplicando a vacina. Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo não informou os dados atualizados sobre vacinação no município.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top