Assine o fluminense

Novo reitor e vice assumem o comando da UFF até 2022

Antonio Nóbrega e Fábio Passos querem eficiência, transparência e diálogo

Antonio e Fábio, a dupla vencedora na eleição realizada no primeiro semestre. O novo reitor foi vice na gestão anterior

Arquivo/Lucas Benevides

O novo reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e seu vice, Fábio Barboza Passos, assumem seus cargos nesta quinta-feira (6), em solenidade marcada para as 18h, no teatro da universidade, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói. Os novos dirigentes da UFF, que têm mandato até 2022, já haviam assinado no último dia 27, o termo de posse para no Ministério da Educação, em Brasília, mas será a cerimônia desta quinta que irá marcar a transição da administração da universidade.

O novo reitor foi escolhido em eleições realizadas entre os meses de março e maio deste ano, com a consulta a toda comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos e funcionários da instituição. Antonio Claudio, durante sua campanha, ressaltou a experiência que obteve durante os anos em que foi vice-reitor e que em seu mandato vai defender uma administração pública que preze pela eficiência interna, transparência, diálogo com os diversos segmentos, valorização humana, otimização dos gastos e planejamento estratégico.

A cerimônia de posse da nova reitoria se dará em clima de festa, pois neste mês a UFF completa 58 anos de sua fundação, que se deu em 18 de dezembro de 1960. A universidade surgiu a partir de uma junção de cinco faculdades federais, cinco estaduais e duas particulares através da aprovação de uma lei de autoria do, à época, deputado federal João Batista de Vasconcellos Torres.

A UFF hoje - Para atender uma comunidade de 59.141 alunos, a UFF possui atualmente 3.554 docentes, 4.200 técnico-administrativos e ainda conta com 361 médicos residentes e 244 estagiários. A instituição conta com 41 unidades de ensino sendo 24 institutos, 10 faculdades, 6 escolas e um colégio de aplicação. Nessas unidades funcionam, ao todo, 124 departamentos de ensino, 129 cursos de graduação presenciais e 6 cursos de graduação a distância oferecidos em 28 polos da Universidade Aberta do Brasil, em convênio com o Cederj. 

Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 81 programas de Pós-Graduação e 120 cursos, sendo 42 de doutorado, 62 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. A Pós-Graduação Lato Sensu apresenta 131 cursos de especialização e 45 programas de residência médica.

A instituição conta ainda com um núcleo experimental em Iguaba Grande, uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu e uma unidade avançada em Oriximiná, no Estado do Pará.

Além disso, a UFF tem ainda 29 bibliotecas, 473 laboratórios, 19 auditórios, o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), Farmácia Universitária e o Colégio de Aplicação. Além de uma editora e 4 livrarias, um centro de artes, cinema, teatro, galeria de arte e espaço de fotografia.

Campi - Niterói tem três campi da universidade, sendo eles: Valonguinho, Gragoatá, e Praia Vermelha.  

A universidade possui unidades de ensino isoladas em vários bairros da cidade, como Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa e Vital Brazil. 

Além de Niterói, a universidade tem campi nos municípios de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top