Assine o fluminense
Charbel Tauil

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói traz os bastidores da rede varejistas da cidade e as principais novidades do setor

O caminho da redenção

O comércio estabelecido em Niterói continua aguardando, por parte da prefeitura, de alguns avanços estrategicamente importantes para os lojistas. Por uma questão de justiça, antes de falarmos dos itens "ainda à espera" vamos mencionar alguns passos importantes, que já estão sendo deflagrados pelo Poder Público. É o caso, por exemplo, das obras de requalificação e urbanização da Avenida Marquês do Paraná, que haverão de melhorar sensivelmente o trânsito entre Centro e Zona Sul. Também é o caso da parceria estabelecida com a iniciativa privada para a modernização e recuperação da antiga (e bela) estrutura do Mercado Municipal Feliciano Sodré, que se tornará espaço multiuso e certamente se tornará num pólo de atração turística, de eventos e de bons negócios. Como se não bastasse, recentemente o Executivo anunciou também o portentoso projeto para a reurbanização e modernização da orla entre o Mercado de Peixe São Pedro até o Gragoatá, valendo destacar uma nova Praça Arariboia, requalificando assim não apenas o entorno da Avenida Rio Branco, mas a própria experiência de chegada, via Barcas, em nossa cidade. Em suma: com certeza, os trechos limítrofes do Centro de Niterói vêm ganhando melhorias em várias frentes. Quanto a isto não há dúvida, e só temos a aplaudir essas iniciativas.

Porém, sempre em defesa dos lojistas, temos questionado: quando é que a prefeitura irá além dos contornos, investindo harmônica e integradamente na revitalização do "miolo" do Centro? Porque é por ali que estão as lojas, as salas comerciais, os antigos e novos comércios, todos eles convivendo com uma dura realidade diária. Ruas e calçadas feias, fiações horrorosas entre os postes, trechos mal iluminados, proliferação descontrolada de vendedores ambulantes, e praças públicas sem uma efetiva (e indispensável) "ocupação cidadã" de atividades para os moradores, tais como aulas de ginástica, prática de esportes, e ainda uma agenda fixa de eventos de cultura e lazer? Afinal, quando serão debatidos, — com a participação da comunidade e de representantes do Comércio da região — possíveis mudanças em mãos de ruas, pontos de táxis e ônibus, locais de carga e descarga, e a gratuitade de estacionamentos em determinados trechos ou dias da semana?

Nós, lojistas, temos muito a contribuir em tudo isso, com sugestões que vamos amadurecendo em nosso dia a dia de imersão na rotina do Centro de nossa cidade Somos observadores atentos das necessidades e potencialidades dos trechos vizinhos aos nossos comércios.  Queremos dialogar com o Poder Público, ouvindo, trocando ideias e apresentando propostas. Juntos, haveremos de confirmar que muitas vezes é possível, sim, realizar avanços notáveis no bairro, com desembolsos relativamente modestos. O Sindilojas Niterói está de portas abertas para esse exercício de cidadania, como entidade representativa que é do comércio lojista estabelecido na cidade.

Nós temos insistido nesta necessidade de se beneficiar o Centro como um todo (e não apenas pelas beiradas), da mesma forma como estamos sempre cobrando providências contra o excesso de feriados na cidade, por exemplo. Cabe dizer que, para os feriados, a solução já existe e foi transformada em projeto de Lei, infelizmente vetado. Queremos crer que tal situação em breve será revertida pela Prefeitura. Enquanto isto não acontece, continuaremos protestando, da mesma forma como fomos totalmente contra a iniciativa de se cobrar IPTU a mais dos lojistas que tenham modestos jiraus para acomodar seus estoques. Agimos assim porque somos persistentes em nossas bandeiras com lutas que sabemos justas, e que tenham alto potencial de desdobramentos positivos ̍ para a comunidade como um todo, e para a economia em especial — contribuindo, desta forma, para a construção de uma sociedade mais humana, mais digna e com maior justiça social.

Niterói está melhorando a olhos vistos.  Mas o caminho para a redenção completa passa pelo "miolo" do Centro!

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Charbel Tauil

Scroll To Top