Assine o fluminense
Charbel Tauil

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói traz os bastidores da rede varejistas da cidade e as principais novidades do setor

O limite da surdez

Até quando o Poder Público municipal vai ignorar o verdadeiro desastre imposto à economia local, ao manter o verdadeiro festival de feriados, pontos facultativos e "dias enforcados" que se amontoam ano após ano, para desespero dos comerciantes em geral? Agora mesmo, estamos em meio a cinco (em muitos casos, seis) dias de lojas com portas fechadas pela cidade, com o "feriadão" constituído pelas datas dos dias 19 de abril (sexta-feira da Paixão), 21 de abril (Dia de Tiradentes, que desta vez caiu num domingo) e mais 23 de abril (Dia de São Jorge) -- sendo a segunda-feira, 22, inevitavelmente colocada como "enforcada", pois no meio de dois feriados. Ou seja: em termos de dias parados, é um segundo Carnaval. E o empreendedor que se vire, para ter recursos para pagar impostos, empregados e custos fixos do seu negócio no final do mês. E vem mais por aí, já que na outra quarta-feira será 1º de Maio, dia do Trabalho.

E quando dizemos que o Poder Público não está se movendo para alterar esse quadro, é porque o Executivo não permitiu que virasse realidade uma proposta empunhada pelo Sindilojas, aprovada na Câmara Municipal, transformando o 22 de Novembro em mero dia festivo pelo aniversário da cidade (a exemplo do que acontece em quase todas as capitais brasileiras, como é o caso do Rio de Janeiro). Vale destacar que tudo isso acontece em meio à maior crise econômica da história recente do País, com centenas de pontos comerciais fechados em nosso município e incontáveis prejuízos sociais causados pelo desemprego. É duro: por mais que nós, legítimos representantes do Comércio de Niterói, tenhamos protestado, nada vem sendo feito. Assim, com esta intransigência seletiva e injusta do poder Público, fica difícil, muito difícil mesmo, reerguer a economia local. Vejamos até onde vai o limite dessa surdez.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Charbel Tauil

Scroll To Top