Assine o fluminense

Obra da Catedral segue em evolução

Construção, que tem previsão de conclusão para 2020, está na fase de instalação de estacas, que deve terminar no início de 2018

O local, que terá 13.600 m² de extensão, tem a previsão de receber 5 mil pessoas em seu pleno funcionamento

Foto: Evelen Gouvêa

As obras para a construção da Nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, localizada no centro da cidade, já mostram progresso. Com a previsão de receber 5 mil pessoas em seu pleno funcionamento e ter 13.600 m² de extensão, as equipes responsáveis pelo trabalho estão, no momento, empenhados na fase de fundação – uma das principais da obra, na qual são intensificados o estudo do solo e a colocação de estacas – que será terminada entre janeiro e fevereiro de 2018.

O engenheiro civil Carlos Fernandes, de 53 anos, argumenta que o grande desafio estrutural nasce, em especial, da complexa arquitetura do edifício, que traz novas características a essa construção.

“A diferença entre os solos do terreno também é outro fator que aumenta nosso cuidado ao trabalhar. Estamos lidando com um lençol freático, no qual as perfurações podem ser muito danosas se não realizadas depois de bastante estudo”, relata.

A arquidiocese da cidade custeia a obra a partir de doações de seus fiéis. Com o intuito de tornar esse processo mais visível para o cidadão, serão instalados painéis pelo município divulgando a campanha. Um deles será alocado em frente à construção, com vistas para a Baía de Guanabara. Segundo informações, mais um será alocado entre as ruas Fagundes Varela e Miguel de Frias, em Icaraí, e o outro será colocado na Ponte Rio-Niterói.

“O painel da campanha informará à população sobre o local da construção”, afirma Sérgio Ricardo Radunz, engenheiro civil e coordenador de projetos, de 41 anos.

O projeto, pelo tamanho, possui três fases e várias etapas, para que seja possível analisar todo o processo. “A obra está acontecendo e estamos no cronograma correto, o que é bastante animador”, relata Radunz.

Por meio de nota, a Arquidiocese comenta que está focada na execução das fundações da Nova Catedral, com bastante otimismo e satisfeita com o andamento e a condução das obras. A previsão de conclusão está marcada para o final de 2020.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top