Assine o fluminense

Odontologia da UFF inaugura clínica

Espaço será utilizado para pesquisa e o atendimento gratuito da população

Clínica será a primeira do Rio de Janeiro para pesquisa em seres humanos com apoio de laboratórios de biologia molecular e análise microscópica

Divulgação

A Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou na nesta quinta-feira (26), o Laboratório Associado de Pesquisa Clínica em Odontologia para atendimento gratuito à população. O Laboratório desenvolverá estudos em humanos abrangendo biologia molecular, histoquímica, imuno-histoquimica, tomografia nas especialidades de Cirurgia, implantodontia, Periodontia e Patologia da Odontologia.
 
O Laboratório integra a Rede de Bioengenharia do Rio de Janeiro e o INCT de Medicina Regenerativa e tem como objetivo conectar a pesquisa básica/tecnológica à pesquisa em humanos, beneficiando os voluntários e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de novos produtos e de novas técnicas em odontologia.
 
O Laboratório funcionará diariamente, no período da manhã e à tarde. O atendimento será feito por docentes e pós-graduandos da Odontologia da UFF e realizado separadamente das consultas normais da Faculdade. O número de participantes vai variar de acordo com o andamento dos projetos. Se o projeto envolver 30 participantes, serão chamados 30 voluntários para o estudo.
 
“Essa é mais uma importante conquista da UFF, apesar do corte de verbas nas universidades públicas. A UFF tem conseguido, a partir de uma gestão organizada e focada nos interesses da sociedade, dar continuidade e manter seus projetos, como a inauguração do Laboratório. Trata-se de um ganho para a população, que será atendida totalmente de graça, para o corpo acadêmico e para a pesquisa no Brasil”, ressaltou o vice-reitor Antonio Claudio da Nóbrega.
 
Para a professora da UFF e responsável pelo Laboratório, Mônica Calasans Maia, o laboratório vai ser essencial para o avanço da odontologia. “Ciência não é custo, ciência é investimento. E é esse investimento que vai possibilitar o atendimento gratuito a pessoas que necessitam e não tem como pagar um tratamento dentário de qualidade”, afirmou Mônica Calasans Maia.  
 
Segundo ela, já estão iniciando a seleção dos voluntários para o primeiro projeto do laboratório, que vai analisar a reconstituição óssea a partir da aplicação de sinvastatina nos alvéolos dentais, uma substância muito usada para a redução do colesterol. O estudo começará em humanos e foi aprovado pela Comissão de Ética da UFF.
 
O perfil dos pacientes vai depender dos critérios de inclusão dos projetos. Por exemplo, uma pesquisa que avalia o anestésico local em pacientes hipertensos irá recrutar voluntários que são portadores de hipertensão arterial. No caso de um estudo de avaliação do ganho ósseo, após a realização de enxerto, irá selecionar voluntários sem dentes.
  
Para a construção do Laboratório, primeiro no Estado do Rio de Janeiro com essa especificidade, foram investidos R$ 250mil, provenientes da FAPERJ, CNPq, FINEP e de projetos em parceria com um consórcio europeu. Com essa verba, além das obras nas instalações, como a construção de dois consultórios odontológicos completos e um tomógrafo, a UFF instalou todo o sistema EXAKT para análise histoquimica, centrífugas para produção de concentrados plaquetários, balança digital, lupa, geladeira, freezer (menos 80 graus) para manutenção de células e saliva congeladas, PCR (técnica para amplificar milhares de vezes uma região específica da molécula de DNA), microscópio de captura com dois observadores, impressora e laptop.
 
Para atuar diretamente na parte laboratorial, a clínica contará com duas professoras no laboratório de histoquimica e imuno-histoquimica, uma professora no laboratório de biologia molecular, uma professora trabalhando na área de microscopia, além de duas técnicas.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Tatiana Barbosa Pinto Couto
Boa noite ! Achei muito bom essa parte de odontologia da UFF,e eu gostaria de aproveitar e saber como eu poderia fazer para ser voluntária tbm ,pois sou hipertensa e tenho vários implantes a serem feitos e não tenho condições de pagar ,tenho 41 anos ,desde já agradeço
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Pacato Cidadão
Legal ver o candidato Antonio Claudio Nobrega fazendo o papel de reitor. O Sidney já não aparecia mesmo. Volta Salles pelo amor de Deus.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Carlos Venicio Bento
Gostaria que meu marido fosse escolhido somos ak.de Cachoeiras já sou implantada meu marido tem muitas oercaa de dentes
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Edina aparecida de souza novaes
Bia noite Tenho interesse em ser voluntária tb,pois tenho problemas dentários.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Edina aparecida de souza novaes
Boa noite Quero ser voluntaria, pois tenho problemas dentários
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Rachel V.
Uma excelente notícia! <3
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Maria de Fatima arrais da Cruz
Gostaria muito fe me escrever pois tenho perda ossea preciso de implante tenho 61 anos e não tenho condições uso protese desde dos 20 anos pois tinha dentes enclusos é na epoca os
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Maria de Fatima arrais da Cruz
Maria de Fatima gostaria de me escrever para voluntária como posso saber pra fazer escricaõ .
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Maria da penha Ferreira lima
Gostaria de me candidatar para os tratamentos dentários. Tenho 52 anos e não estou conseguindo fazer serviços dentários nos postos de saúde .
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Maria da penha Ferreira lima
Gostei de saber desse serviço pois a população não está conseguindo tratamento por falta de vagas material e profissionais nos postos de saúde.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Raquel Cardoso Araujo Guimaraes
Gostaria muito de ser voluntaria, pois estou necessitando de tratamento e nao tenho condiçoes financeiras de arcar com o tratamento dentario
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Zélia Bragança da Silva
Boa noite! Gostaria de ser voluntária,pois tenho ausência de dentes,e não tenho condições de arcar com tratamento. Desde já grata.
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

LUIZ ANTONIO XAVIER BARBOSA
Boa noite gostei muito de saber desta noticia pois a muito tempo tento fazer este tratamento e agora desempregado a mais de um ano pois sou Hipertenso e diabético e preciso fazer reposição óssea e alguns implantes
Vote up!
Vote down!

: 0

You voted ‘up’

Scroll To Top