Assine o fluminense

Operação Detran Seguro utiliza reconhecimento óptico

Tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho

Iniciada há um mês, a Operação Detran Seguro conta com o apoio de câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. A tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho de fiscalização que substituiu a vistoria anual veicular, além de minimizar os efeitos das blitze no trânsito.

Um carro equipado com a câmera identifica pela placa se o veículo ou proprietário tem alguma pendência com o Departamento de Trânsito. O agente é alertado por meio do uso de smartphones.

“Os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran. Se o veículo é roubado, se o veículo está com licenciamento atrasado, entre outras irregularidades, o sistema alerta a equipe da operação. O informe aparece com uma coloração diferente no aparelho de celular”, explicou o Analista de Gestão de Planejamento da Coordenadoria de Fiscalização do Detran-RJ, Marcus Moreira. 

Vistoriados - No primeiro mês de operação Detran Seguro mais de 23 mil veículos foram vitoriados e 947 autos de infração aplicados (569 na Região Metropolitana e 378 nas outras regiões do Estado).

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top