Assine o fluminense

Operação Verão começa com engarrafamentos para a praia

Motoristas tiveram que ter muita paciência para chegar às orlas da Região Oceânica e da Zona Sul

Na Estrada Francisco da Cruz Nunes, motoristas enfrentaram grande congestionamento no sentido das praias da Região Oceânica durante toda a manhã

Lucas Benevides

A Prefeitura de Niterói deu início nesta quinta-feira (15), em 12 praias da cidade, à Operação Verão, que segue até o dia 10 de março. Quem ficou na cidade para aproveitar as praias durante o feriado de forte calor, com temperaturas beirando os 40 graus, teve que enfrentar trânsito caótico nos acessos à Região Oceânica de Niterói, onde engarrafamentos quilométricos foram constatados tanto nos acessos do Túnel Charitas-Cafubá quanto na Estrada Francisco da Cruz Nunes, as duas opções mais adotadas para chegar às praias mais procuradas da região. Na orla da Zona Sul, motoristas também tiveram que ter muita paciência devido aos congestionamentos.

Órgãos públicos municipais, com o apoio da Polícia Militar, se concentraram nesta quinta-feira (15) na saída do túnel Charitas-Cafubá, de onde partiram para as ações. Foram realizadas fiscalizações com relação ao funcionamento dos quiosques, estacionamentos e estabelecimentos comerciais. Locais que não cumpriram o Código de Postura foram multados. 

Em Camboinhas, uma banca de churrasquinho sobre a calçada logo na entrada do bairro foi retirada pelos agentes. Também foi coibida a reprodução de sons em automóveis que pudessem perturbar a ordem pública.

“Penso que é de suma importância essa operação, pois a demanda de turistas é muito grande nesta época, e ordenamento se torna uma prioridade para que tenhamos segurança e tranquilidade tanto para quem está passeando como também para aqueles que como eu estarão trabalhando”, opina o empresário Jorge Bellas, o Jorginho, presidente da Associação de Comerciantes de Itaipu.

Motocicletas ou automóveis estacionados no passeio público ou infringindo as leis de trânsito foram multados. A ação de flanelinhas irregulares também foi coibida. Os agentes também fiscalizam se os quiosques estão cumprindo os termos de ajustamento de conduta para ocupação de areia. A Clin, além de promover a limpeza das praias, realizou a distribuição de sacolas para os usuários das praias para o correto descarte de resíduos.     

Para auxiliar os agentes nas ruas, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) fez o monitoramento através de câmeras dos trechos com grande concentração de pessoas nas praias.

A Operação Verão acontece nas praias: Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. A praia niteroiense vem apresentando bons resultados de balneabilidade. 

Balneabilidade – A previsão do tempo para esta sexta-feira (16) é de céu nublado com 40% de probabilidade de chuva, com temperaturas entre 22 e 26 graus. No sábado o sol aparece durante parte do dia, e a temperatura fica entre 23 e 27 graus, com 25% de probabilidade de chuva. Já no domingo, o sol aparece entre as nuvens com temperaturas entre 23 e 32 graus. Não há probabilidade de chuva para o dia. De acordo com o mais recente boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 12 praias da cidade estão liberadas para o banho de mar: Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

As ações da Operação Verão acontecerão aos sábados, domingos e feriados. 

Dia de sol fez com que as praias ficassem lotadas

Evelen Gouvêa

Lazer com respeito

O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat, orienta os moradores e banhistas para que curtam as praias de forma consciente:

“É importante que as pessoas tenham consciência de que existem determinadas coisas que não se pode fazer, como beber e depois dirigir. Cuidados ao estacionar, procurando os locais adequados e não bloqueando as garagens, cuidados com as crianças, entre outras coisas. Por parte dos comerciantes, é importante respeitarem as normas, entre elas não utilizar garrafas de vidro na areia. Se coisas desse tipo forem cumpridas podemos ter um verão tranquilo”, observa Boechat.

Confira dicas de convivência na praia:

• Comerciantes não podem cobrar consumação mínima na areia

• Sempre identificar as crianças. Em caso de desaparecimento, procurar imediatamente a força de segurança mais próxima: Guarda Municipal ou Polícia Militar.  

• Não levar garrafas de vidro para a areia

• Não estacionar em frente a garagens

• Não utilizar som alto em veículo. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top