Assine o fluminense

Pacientes terão espaço inédito em congresso médico no Rio

22º Congresso Brasileiro de Mastologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia, acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril

 

Divulgação

Nos dias 10, 11 e 12 de abril, acontece o 22º Congresso Brasileiro de Mastologia, o SIMRIO, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Discussões inovadoras sobre novas técnicas, tratamentos e medicamentos serão o foco, mas o evento marca também um grande avanço: a pedido da Fundação Laço Rosa, uma das mais atuantes na causa do câncer de mama, o evento abrirá suas portas, de forma inovadora no País, para uma programação com pacientes. 

Os principais congressos mundiais já possuem programações dedicadas à Patient Advocacy, e não é raro ver médicos, profissionais de saúde e pacientes sentados lado a lado absorvendo ciência. No Brasil, a legislação impede que pacientes estejam em congressos médicos, entretanto, reconhecendo a importância de destinar parte da programação a esse grupo, o presidente da SBM-RJ, Dr. Eduardo Millen, se sensibilizou e abriu espaço para a difusão do conhecimento e o debate.

Segundo Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, o Brasil ainda é um dos poucos países que segrega do conhecimento científico gestores de organizações sociais e pacientes, fato que provoca uma segregação intelectual e um abismo gigante. “Em todos os congressos mundiais, a programação de Patient Advocate é integrada ao programa científico e, não por acaso, pacientes possuem voz e são respeitados. É necessário ocupar cada vez mais os espaços de aprendizado e diminuir quantas barreiras pudermos para engajar pacientes no conhecimento de sua doença”, destaca Marcelle Medeiros, lembrando que ainda não será possível ter acesso às salas do SIMRIO, mas, no final do dia, uma mesa coordenada pela Dra. Sandra Gioia, reunirá médicos para um resumo geral em linguagem leiga sobre principais debates do congresso. 

De acordo com o presidente nacional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Antônio Luiz Frasson, a iniciativa fortalece umas das principais bandeiras da entidade, que é a disseminação da informação qualificada. Para ele, a aproximação com as pacientes, abrindo espaço para ouvir suas angústias e anseios é fundamental para os mastologistas entenderem ainda mais a realidade da população e, assim, buscar caminhos que possam trazer melhorias para cada uma delas. “A SBM tem a preocupação em estar sempre informando e conscientizando a população. Trazer as pacientes para dentro de um evento médico é inovador e produtivo. Além da informação, temos o compromisso de lutar por melhor acesso das mulheres à prevenção e tratamento do câncer de mama. Estaremos sempre ao lado delas”, afirma o mastologista.

A programação voltada para pacientes no SIMRIO foi especialmente pensada com a ajuda do Conselho Científico da Fundação Laço Rosa. Além disso, a jornalista Suzana Naspolini, vitoriosa do câncer de mama, foi convidada a participar e fará a abertura de algumas palestras. No dia 11, um dos destaques será a apresentação da pesquisa do GoALL que traz a discussão sobre o câncer e o mercado de trabalho. Na ocasião, o público terá informações sobre a “CONTRATADA”, primeira plataforma de empregabilidade e empreendedorismo, idealizada pela Laço Rosa, dedicada a pacientes com câncer de mama. 

No dia 12/04, um tema interessante em destaque é a “Navegação de Pacientes”, pesquisa da Dra. Sandra Gioia em colaboração com a Fundação Laço Rosa e patrocínio do Instituto Avon, que destacará dados do projeto piloto no Hospital do Andaraí. Nesta data, a Dra. Sabrina Chagas abordará o tema humanização e o paciente com câncer. A médica, autora de ‘Como Estamos?: O desafio do câncer de mama’,  mostrará que a caminhada é conjunta, envolve profissionais de saúde, pacientes e familiares, e levará ao público informações relevantes sobre nutrição, direito do paciente e o lado emocional. “Sexualidade e câncer de mama” também será um dos temas abordados pelo Dr. Gilberto Amorim e Fernanda Muniz, paciente, terapeuta sexual e empreendedora de produtos eróticos. 

A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. A programação segue na imagem em anexo.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top