Assine o fluminense
Opinião

Para o Centro

Crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas de todas as idades ganharam mais acesso ao lazer no Centro. Ontem, foram entregues as obras de revitalização do Parque das Águas Eduardo Travassos, um investimento de R$ 7,8 milhões que resultou em elevador panorâmico e outras melhorias. A área de 32 mil metros quadrados ganhou espaço de convívio, com mesas e banquinhos, parquinho infantil, academia de ginástica para a terceira idade, auditório e jardim sensorial.

Localizado no alto do Morro da Detenção, o parque, idealizado pelo engenheiro e ex-vice-prefeito de Niterói Eduardo Travassos, foi criado anos atrás pela concessionária Águas de Niterói. O espaço abriga o primeiro e maior reservatório de água da cidade, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e considerado Área de Preservação Permanente pela diversidade de sua fauna e flora.

Além de tudo isso, é um espaço verde dos mais agradáveis da cidade e o principal do Centro, podendo ser aproveitado pelas famílias, que poderão também aprender um pouco da história do município em suas visitações. 

No século XVII, foi erguido pelos portugueses um forte para observação da Baía de Guanabara no local. Um século depois, já no período do Império, o forte teve uso como presídio. No século XIX, foi ao chão, demolido com as obras de aterramento da área.

Por tudo vale uma visita. É um privilégio que os niteroienses não podem abrir mão de desfrutar.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Opinião

Scroll To Top