Assine o fluminense

Parque Aquático Júlio De Lamare é Revitalizado

Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude reabre o espaço com atividades de salto, nado sincronizado e polo aquático

A secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro reabriu neste sábado, 13, o Parque Aquático Júlio de Lamare, no Complexo do Maracanã.  Após cinco anos de abandono e descaso, essa conquista foi muito celebrada pelos moradores do local e por D. Miriam De Lamare, viúva do jornalista e nadador que deu nome ao parque. Para que a reabertura fosse possível, a Seelje  e a Suderj dedicaram três meses de trabalho árduo. A cerimônia contou com a presença do Governador, Wilson Witzel, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier, e do presidente da Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro, Marcelo Salgado.

“Hoje é um dia muito especial para o Estado. Esse parque foi inaugurado em 1978, ano em que nasci, então é uma honra imensa poder revitalizá-lo. O consórcio que atuava no Maracanã fechava a água que alimentava o Júlio. Essa reabertura é fruto de muito trabalho, não só meu. Mas da secretaria, do gabinete que deixou o escritório e colocou as mãos na massa para devolver esse parque para toda a população. Isso aqui não é do secretário do esporte, nem do governador, é da população. Quero agradecer a todos que acreditaram nesse sonho, porque só com muito trabalho a gente consegue realizar sonho”, comemorou o secretário, Felipe Bornier. 

Durante as obras de revitalização, foram reativadas as piscinas de salto e olímpica, os banheiros foram recuperados, as salas passaram por um processo de limpeza e troca de materiais,  foi construída uma quadra poliesportiva, foram criadas rampas de acesso para deficientes, um elevador para inclusão de deficientes nas atividades aquáticas foi instalado, além da melhoria na iluminação interna e externa e outras ações. 

“Estamos devolvendo ao povo o que é dele. São mais de mil jovens que estão inscritos para começar a utilizar as escolinhas do Júlio De Lamare, com aulas de natação, polo aquático, saltos e outras atividades. Quero fazer um agradecimento especial ao secretário Felipe Bornier por revitalizar esse espaço tão importante para o Rio de Janeiro. Parabéns pelo seu trabalho incansável", disse o governador.

O secretário de esporte lançou durante o evento dois novos programas: o Visita RJ, que irá levar a todos os 92 municípios a possibilidade de conhecer os pontos turísticos esportivos do estado, que incluem o Maracanã e o Júlio De Lamare, por exemplo. E o Voluntários do Esporte, que propõe que a população ajude a fomentar o esporte ao lado da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. 

“Esse espaço foi totalmente vandalizado. Mas conseguimos trazê-lo de volta. Em dezembro, a organização da Copa América esteve aqui e não quis usar o Júlio como apoio. Eles voltaram na semana passada e, agora, o espaço será ocupado por eles durante o torneio”. Ressaltou Bornier.
 
Também participaram da cerimônia os secretários das Cidades , Juarez Fialho, Lucas Tristão, secretário de desenvolvimento econômico, emprego e relações internacionais, Ruan Lira, secretário de cultura e economia criativa, os deputados Alexandre Knoploc, Marcio Pacheco e Rodrigo Vieira

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top