Assine o fluminense
Dom José Francisco

Dom José Francisco Rezende Dias oferece uma reflexão sobre a evolução da sociedade e como a fé contribui para essas mudanças de maneira positiva

Pastores segundo o meu coração

Nesta sexta-feira foi encerrada a 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Importantes decisões tomadas para os próximos 4 anos, entre as quais, novos bispos foram definidos para orientar os rumos do episcopado nacional, de 2019 a 2023. Para a Presidência, foi eleito Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG); para 1º vice, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e para 2º vice, Dom Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima. Para secretário geral foi eleito Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ). Foram eleitos bispos para as comissões e os regionais da CNBB, entre os quais fui eleito para a presidência do Regional Leste 1.

Deste Regional fazem parte a Arquidiocese do Rio de Janeiro, incluindo o Rio de Janeiro e as Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e a Arquidiocese de Niterói, incluindo Niterói, e as Dioceses de Nova Friburgo, Campos, Petrópolis e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Rezem por mim.

Também foram eleitos para o CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (SP) – como delegado da CNBB, e Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP) – como suplente.

A vivência desses dias na Casa da Padroeira – Aparecida, entre nós – é de uma riqueza espiritual sem limites para ser descrita. Os bispos rezam, meditam, ampliam seus horizontes de conhecimento e afeto, uns para com os outros. Ali se renovam as intenções de cada coração de pastor em viver para o seu rebanho, alimentando e pastoreando as ovelhas, da menor à maior.

Ali fica claro o que Jeremias profetizou: “Eu darei a vocês pastores segundo o meu coração”. Que seja sempre assim!

Semana que vem, falarei das Diretrizes Pastorais para os próximos 4 anos.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Dom José Francisco

Scroll To Top