Assine o fluminense
Dom José Francisco

Dom José Francisco Rezende Dias oferece uma reflexão sobre a evolução da sociedade e como a fé contribui para essas mudanças de maneira positiva

Mudança de época

Nos séculos 15 e 16, as viagens dos descobrimentos foram equivalentes às viagens espaciais de hoje. A invenção da imprensa foi a internet daquela época.  Naquele momento, um novo mundo se abria sobre a velha Terra, e a cabeça daquele povo deve ter ficado, no mínimo, mexida. 

Vivemos momentos parecidos em nossos dias. Só que, o que lá atrás levou 2 séculos para acontecer, hoje, acontece em 2 anos. Essa não é mais uma época de mudanças – essa é uma mudança de época.

E à nossa geração foi dada a incômoda tarefa de traduzir essa sensação estonteante para os que estão chegando. Nossa geração tem um pé no antes e outro no depois, entre os que ficaram do lado de lá e os que nasceram do lado de cá, das mudanças.

Fomos incumbidos do deciframento de um tempo que passa cada vez mais rápido; um desembaraçar de fios que é, ao mesmo tempo, perigoso e fascinante. As novas gerações pensam, falam e vivem, hoje, o que antes morava na penumbra dos lugares escondidos. 

É que as novas gerações são mais diretas e menos dramáticas. Elas conseguem ver as coisas como são, sem precisar contar com recompensas nem danações. 

O que se espera de nós é que não tenhamos medo do tempo, como o Capitão Gancho, do Peter Pan. Ele morria de medo do crocodilo, que havia engolido seu relógio junto com o braço. Na verdade, ele não tinha medo do bicho. O que ele temia era o tempo, que tiquetaqueava toda vez que ele se aproximava, dizendo: Vou te engolir, vou te engolir! Era do tempo que ele tinha medo, não tanto do crocodilo. 

Decifrar os enigmas do tempo é coisa para gente grande; crianças sequer têm noção de tempo. Tomara que entremos para a História como a geração que decifrou os enigmas das mudanças, e os confiou aos que chegaram depois.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Dom José Francisco

Scroll To Top